Um protótipo de construção offsite de prédios e hotéis está em desenvolvimento, fruto da parceria entre a Atrio Hotel Management, Modularis Offisite Building e Xtay. Batizado de MGuest House, o projeto visa trazer ao mercado brasileiro empreendimentos hoteleiros e residenciais modulares.

Idealizado há dois anos, quando os estudos de viabilidade foram iniciados, o MGuest House lançará seu primeiro apartamento da Xtay — braço de short-term rental da Atrio — em Itupeva, no interior de São Paulo. A unidade foi construída integralmente a partir de estudos técnicos e benchmarks internacionais, em ambiente controlado, por 40 dias. Dentre os principais benefícios está a previsibilidade de término de obra, empecilho em comum entre ambos os setores.

“Temos certeza de que será um divisor de águas no desenvolvimento da indústria hoteleira e de short-term rental no Brasil, já que esse modelo já é bem conhecido no mundo todo”, diz Beto Caputo, diretor-presidente da Atrio Hotel Management e Xtay. “Os ganhos em termos de tempo de construção, manutenção e sustentabilidade são claros, imediatos e inquestionáveis”, acrescenta.

“Nós resolvemos uma das grandes dores do mercado que é entregar uma obra na metade do tempo previsto. E isso para hotelaria é crucial pois quanto antes um hotel é aberto, mas rápida é a antecipação de receita e geração de caixa. E o MGuest House é uma prova real do conforto superior, tecnologia e sustentabilidade embarcada que pode ser vista em Itupeva” diz Paulo Salvador, CEO da Modularis.

Novos projetos

A instalação funcional pretende difundir a construção modular junto aos investidores hoteleiros e imobiliários. As empresas afirmam que já existem projetos em desenvolvimento também na capital paulista. “Nosso pipeline soma projetos de R$ 200 milhões, já em carteira, e inclui a construção, em São Paulo, do primeiro prédio residencial modular do Brasil”, comenta Salvador.

No ano passado, a Modularis fechou parceria com outra rede hoteleira para a construção de um hotel em Campinas (SP).

(*) Crédito da foto: Divulgação