O começo deste ano foi difícil para Petrópolis (RJ). Entre fevereiro e março, a cidade da região serrana do Rio de Janeiro foi atingida por fortes chuvas, comprometendo a recuperação dos setores de turismo e hotelaria. Por outro lado, a ocupação hoteleira voltou a crescer na cidade. De acordo com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, em abril e maio, o indicador ficou em torno de 85%, acima do esperado para esses meses.

Com a movimentação estratégica do turismo, a rede hoteleira da cidade recebeu, de maio a julho, mais de 60 mil visitantes. O número representa injeção de R$ 54 milhões na economia local. Considerando também os empreendimentos de gastronomia e comércio, atividades também impulsionadas pelo fluxo turístico, o faturamento chegou a R$ 150 milhões no período.

Em entrevista ao Globo, Fabiano Barros, presidente da entidade, afirmou que, apesar do impacto causado pela pandemia e agravado pelas chuvas, o setor de turismo procurou se manter proativo, com o objetivo de preservar os quase 30 mil empregos nos setores de hotelaria, gastronomia, comércio e prestadores de serviços que dependem do movimento dos visitantes na cidade.

Eventos impulsionam retomada

A volta dos eventos é uma tendência nacional e, como tal, também impactou nos números do turismo de Petrópolis. Devido ao retorno gradual do segmento e à “antecipação do inverno”, o Petrópolis CVB registrou, a partir de junho, crescimento da busca pela região do Centro Histórico da cidade.

Além disso, outro fator que contribuiu para a retomada do turismo e movimentação da economia foi a reabertura, no mês passado, de dois importantes pontos turísticos que estavam fechados para reforma: a Catedral São Pedro de Alcântara e o Palácio de Cristal.

“A Catedral recebe 300 mil visitantes por ano. Já o Palácio costuma receber cerca de 360 mil visitantes. Estes dois equipamentos reabertos são extremamente importantes para a recuperação do turismo”, explica Barros.

Para o segundo semestre, as expectativas são positivas, já que estão previstos eventos que devem atrair mais turistas para a cidade. Entre eles, o Bauernfest, em agosto, o Inesquecível Casamento Week em setembro e o Petrópolis Gourmet, em novembro.

(*) Crédito da foto: Gadini/Pixabay