Dando continuidade ao ciclo de palestras do espaço Hospitality Trends, dentro da programação da Anufood Brazil 2023, foi apresentado o painel Os pequenos produtores e a alma do regionalismo. A conversa contou com mediação de Claudio Schapochnik, CEO do Que Gostoso!; e participação de Marcelo Picka, presidente da Resorts Brasil; Georges Schnyder, diretor da Prazeres da Mesa; e Marcos Livi, chef do Grupo Bah.

Dando início à conversa, Livi afirma que quando uma empresa se relaciona com um pequeno produtor, não é uma relação simples, porque esses profissionais querem ser ouvidos. “Aquele produto é fator principal da vida dele, que garante o sustento da família, então tudo que é produzido é feito com muito carinho e atenção. Se você tem um produtor fazendo algo incrível e aquilo chega a uma cozinha profissional, aquele alimento tem que ser ótimo, porque todo o processo já foi muito bem feito”, aponta.

“Quando falamos de pequenos produtores, na verdades eles não são pequenos. Na realidade, eles são muito grandes em termos de qualidade, porque produzem de uma forma que nenhuma grande empresa consegue. Esses profissionais não são indústria e, caso não haja uma mudança de mentalidade que permita que essas pessoas produzam, toda a cadeia irá perder essa turma, que faz um trabalho de altíssima qualidade. É preciso que o mercado se abra para eles”, complementa Schnyder.

Relação com os hotéis

Durante a palestra na Anufood, Schnyder destacou que os hotéis cumprem papel importante nesse cenário, validando a qualidade de cada produto. “São os chefs dos hotéis que irão cumprir esse papel, de fazer uma espécie de controle de qualidade desses insumos”, explica.

“O setor de resorts é extremamente pulverizado. São empreendimentos muitas vezes situados em pequenos vilarejos. Se por um lado, é muito difícil trazer os produtos do resto do Brasil, acaba facilitando o fortalecimento de uma cadeia regional de insumos”, complementa Picka em sua primeira fala na palestra da Anufood.

Anufood - Marcelo_Picka

Picka ressalta importância de pequenos produtores nas experiências gastronômicas

 

“Essa relação com os produtores regionais permite, inclusive, que os empreendimentos façam experiências gastronômicas temáticas, utilizando somente os ingredientes de determinada região, o que é muito positivo tanto para os hotéis, quanto para os hóspedes”, acrescenta.

Schnyder aponta que os hotéis possuem grande capacidade de facilitar relações entre os clientes e o campo. “Com isso, promove-se o turismo gastronômico, que é o que qualifica uma viagem, uma experiência. As pessoas provam os produtos e se sentem interessadas em conhecer o trabalho dos produtores”, analisa.

Durante o debate na Anufood, Picka ressaltou que, graças aos pequenos produtores, muitos resorts têm conseguido montar pequenos espaços com aquela produção, criando, de certa forma, uma nova atração para os hóspedes. “Por exemplo, temos resorts que têm framboesa vermelha e amarela, e levamos os hóspedes para provar, contamos a história daquele produto, e aquilo se torna uma atração muito interessante”, conclui.

“Comprar do seu vizinho, além de tudo, é mais barato. Você tem produtos mais frescos, mais baratos e com acesso muito mais fácil”, finaliza Livi.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News