Em 2010, criou-se o Prêmio VIHP, que chega agora à sua oitava edição. Foi uma iniciativa incrível do Peter Kutuchian e do Márcio Moraes, para homenagear profissionais da hotelaria de todo o Brasil, na forma do reconhecimento da qualidade de seu trabalho. Popularmente, virou “o Oscar da hotelaria brasileira”.

Em 2016, fiz ao Peter e ao Márcio uma sugestão. Sobre ela, vocês podem ler aqui. Esta categoria surgiu como uma forma de agradecer àqueles que nos ajudam a pavimentar nossos caminhos como profissionais da hotelaria, pela ótica da educação, os professores. Sou professora de hotelaria há 28 anos e confesso que, semestre após semestre, ainda me emociono com os olhos brilhantes de quem chega à e com as histórias de vida de quem sai da sala de aula. Aprendi que a formação em hotelaria pode mudar vidas.

Não foram poucas as vezes em que encontrei alunos anos depois de suas graduações e que ouvi histórias lindas de inserção e afirmação no mercado de trabalho.Daí que reconhecer o trabalho daqueles que nos ajudam a identificar nossa vocação e encontrar possibilidades profissionais mais adequadas a ela é o mínimo que podemos fazer.

Depois de premiarmos, na primeira edição da categoria, o Prof. José Ruy Veloso Campos, do SENAC São Paulo, entregamos na edição passada o prêmio à Profa. Dra. Elizabeth Kyoko Wada. Beth é um exemplo raro de profissional que sempre transitou – bem! – entre academia e mercado, entregando a ambos sua energia, generosidade e competência. Com uma trajetória profissional e acadêmica exemplar, ela segue colaborando com os dois mundos, marcando positivamente a vida das pessoas com quem cruza e construindo um legado substantivo.

Este ano é ela quem entrega o Prêmio Ronaldo Barreto de Reconhecimento Acadêmico a um dos nomes mais importantes da educação em hotelaria do Brasil. Alguém a quem não falta esperança e disposição para continuar ensinando e cujo nome é quase sinônimo de “escola de hotelaria”.

Acompanhem a oitava edição do Prêmio VIHP, que acontece hoje (13). A transmissão será feita pelo YouTube, por meio do link. O outro Oscar, o do cinema, terá sido entregue na véspera. Seria uma enorme falta de sensibilidade nossa atrapalhar a festa de Hollywood.

Ana Paula Garcia Spolon
Professora e pesquisadora para as áreas de Hospitalidade, Hotelaria e Estudos Urbanos
Faculdade de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal Fluminense (UFF)

(*) Crédito da capa: arquivo pessoal/Ana Paula Spolon