O ano de 2022 se iniciou com um cenário de preocupação, proporcionado pelo aumento do número de casos de Covid-19 pelo mundo, devido ao surgimento da variante Ômicron. O momento de incertezas tem refletido diretamente na aviação do Brasil, visto que 500 voos foram cancelados devido à infecção de tripulantes. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) está monitorando os casos de doenças respiratórias entre funcionários de companhias aéreas, segundo o Globo.

Na manhã de hoje (10), o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou o cancelamento de ao menos cinco voos nacionais e um internacional. No aeroporto de Congonhas, Zona Sul da capital, 19 voos da Latam devem ser remarcados. Só nesta segunda-feira, 52 voos da empresa nos aeroportos de São Paulo foram cancelados. Desde o último sábado até o dia 16 deste mês, o número pode chegar a 121.

Em nota, a companhia pediu aos passageiros que verifiquem o status do voo antes de se dirigirem ao aeroporto. Os clientes que tiveram o voo alterado poderão remarcar a viagem sem nenhum tipo de multa.

A Azul, por sua vez, registrou aumento de 400% no afastamento de funcionários na última semana devido à infecção por Covid-19. A companhia teve 29 voos cancelados no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, devido à falta de tripulantes. De quinta a sábado, pelo menos 89 viagens deixaram de ocorrer e hoje mais 30 voos da empresa foram afetados.

A aérea informou por meio de nota que mais de 90% das operações estão funcionando normalmente e que os clientes impactados estão sendo devidamente notificados das alterações.

Por fim, a Gol também informou aumento de casos positivos de Covid-19 entre colaboradores. Com isso, a empresa oferece três opções aos clientes: cancelamento com reembolso do valor total; cancelamento, mas com o valor deixado como crédito para futuras compras; ou remarcação sem custos adicionais.

Impactos no turismo e hotelaria

Mesmo com a alta de infecções pela nova variante do vírus, a indústria do turismo e hotelaria tem se mantido otimista quanto às taxas de ocupação e fluxo de viajantes durante o verão. Na Paraíba, por exemplo, o número de turistas no estado deve superar os níveis pré-pandemia, de acordo com a PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), que apontou crescimento de 15% em quartos ocupados em relação ao mesmo período de 2021.

No Rio, a ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) manifestou apoio ao cancelamento do carnaval de rua na capital fluminense e reiterou que a medida não deve afetar a ocupação, visto que a cidade possui outras opções de entretenimento.

O interesse por viagens também aumentou. Segundo levantamento realizado recentemente pela Hibou, cerca de 43% dos brasileiros pretendem voltar a viajar em 2022, o que reflete maior confiança no setor.

(*) Crédito da foto: rauschenberger/Pixabay