A retomada das atividades turísticas no Brasil tem gerado otimismo em diversos destinos, como a Paraíba. De acordo com Ruth Avelino, presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), a expectativa é de que o fluxo de turistas no estado durante o verão deverá superar o registrado no pré-pandemia. Ainda segundo ela, a hotelaria já observa, em janeiro, aumento de 15% na ocupação em relação ao mesmo período do ano passado

“Temos a expectativa de que esse verão seja melhor do que antes da pandemia. A ocupação no mês de janeiro já é superior aos outros anos e esse índice é muito importante”, afirma em entrevista ao portal Click PB.

Apesar do cancelamento das festividades de Réveillon na capital João Pessoa, apoiado pela ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba), o processo de recuperação do setor hoteleiro no estado não foi afetado negativamente.

Desempenho acima da média

Ruth pontua ainda que, em todo o litoral do estado, a taxa de ocupação hoteleira segue acima da média. Ela destacou também que as praias do litoral Sul e Norte, além de João Pessoa, como os locais mais procurados pelos turistas. “Além dos turistas de fora, temos o turismo interno muito forte, com fluxo de moradores de outras cidades, que vão visitar o nosso litoral”, acrescenta.

A gestora aponta que o resultado positivo é reflexo da retomada da economia, aliada ao controle da pandemia e ao aumento no ritmo da vacinação contra a Covid-19. “Durante a pandemia, foi o turismo regional, feito pelos moradores de outras cidades que viajam com suas famílias, que ajudou a movimentar o segmento”, finaliza.

(*) Crédito da foto: wilkernet/Pixabay