Embalada por mecanismos de inteligência artificial, o Airbnb, que vem colecionando bons resultados, anunciou hoje (8) mudanças em sua plataforma. Com recursos de machine learning e uso de algoritmos, a empresa está fazendo reformulações na visualização das avaliações deixadas pelos usuários e na forma como os quartos e imóveis são apresentados no site e no aplicativo, aponta O Globo.

Segundo o Airbnb, são mais de 7 milhões de acomodações no mundo e 175 milhões de fotos de anúncios na plataforma. Além disso, são feitas mais de 100 avaliações cinco estrelas por minuto. A ideia das mudanças com o uso da IA é ajudar as pessoas a encontrarem a melhor opção de hospedagem, uma demanda revelada pelos usuários em pesquisas, destaca Catherine Powell, diretora global de Hospedagem da empresa.

“Se você fica em um hotel, você sabe exatamente o que esperar e não há surpresas. No Airbnb, isso é diferente. Por isso, criamos essas mudanças. A ideia é saber exatamente o que esperar na hora da reserva. Se você olhar para as oportunidades em torno da inteligência artificial, é que, quanto mais informações podemos obter dos nossos hóspedes e anfitriões, melhor podemos combinar o hóspede certo com o anfitrião certo e o hóspede certo com o anúncio certo”, explica a executiva.

Atualizações

Uma das mudanças no app é a criação da aba Preferidos dos Hóspedes, que reúne 2 milhões de acomodações. Segundo Catherine, para formar a lista, a inteligência artificial cruza as melhores avaliações com informações como facilidade de check-in, limpeza, exatidão do anúncio, comunicação com o anfitrião, localização, custo-benefício, taxa de cancelamento e volume de reclamações.

“Olhando mais de meio bilhão de viagens, obtemos dados a partir das avaliações, comentários e confiabilidade, por meio de relatos de problemas durante o atendimento. Os favoritos são classificados acima de 4,9”, diz Catherine.

Hoje, o Brasil já figura entre os 10 países com as melhores avaliações. Também fazem parte da lista Irlanda, Nova Zelândia, Canadá, Aruba, EUA, Porto Rico, Polinésia Francesa, Islândia e Reino Unido. Por aqui, as cidades campeãs são Gonçalves (MG), Três Coroas (RS), Santo Antônio do Pinhal (SP), Praia Grande (SC) e Nova Friburgo (RJ).

“No Brasil, 34% dos imóveis são classificados como favoritos por parte dos hóspedes. E 54% dos donos dos imóveis no país são mulheres e 19% dos anfitriões favoritos dos nossos hóspedes são adultos idosos. Metade (56%) dos anfitriões brasileiros usa a renda extra para ajudar a pagar o aluguel ou o financiamento”, comenta Catherine.

Segundo ela, outro objetivo é tornar mais fácil de ver 371 milhões de avaliações presentes na plataforma do Airbnb. Com isso, explica, a IA vai classificar os comentários em diversas categorias como perfil do viajante, se esteve em grupo ou em família, entre outros pontos.

“Os filtros são potencializados por IA, que ajuda o hóspede a encontrar o que quer. Você pode encontrar comentários de pessoas que tiveram uma viagem semelhante. Por isso, temos reforçado cada vez mais para os donos dos imóveis falarem se estão perto de locais barulhentos ou em ruas íngremes, por exemplo, de forma a não gerar expectativas falsas” cita.

A executiva também reforça que a IA será usada para organizar as fotos dos anúncios. Embora a média seja de 20 fotos para cada acomodação, há casos em que o total de imagens chega a 40. Com isso, aponta ela, foi criado um mecanismo treinado com mais de 100 milhões de imagens que reconhece as fotos e as atribui a 19 cômodos em segundos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Airbnb