(foto: arquivo HN/Juliana Bellegard)

O Aeroporto de Brasília encerrou o ano de 2014 com 18,1 milhões de usuários, marca que supera em 10% o ano anterior. Com o aumento, o Terminal brasiliense passou do 4º para o 2º lugar no critério movimentação de passageiros, consolidando o resultado que já havia sido conquistado em junho de 2014.  A classificação o coloca como um dos quatro maiores aeroportos da América Latina.

Desde que a Inframerica assumiu a administração, em dezembro de 2012, o aeroporto também conquistou o 3º lugar em movimentação internacional e o 1º lugar em capacidade de pista, podendo receber até 52 aeronaves por hora. 

No que se refere a dimensão logística, Brasília também tem apresentado um crescimento significativo. Em 2014, cerca de 180 mil aeronaves pousaram e decolaram, uma média de 500 movimentos aéreos por dia. 

Com o aumento da capacidade de pista em novembro do ano passado, a expectativa é de que em 2015 a quantidade de voos aumente ainda mais. Os horários de maior operação aérea têm sido entre 18h e 20h. 

De acordo com a Inframerica, a localização geográfica estratégica da capital e as obras de reforma e ampliação realizadas no aeroporto contribuíram para que o terminal se mantivesse como um centro de distribuição de rotas entre o Norte e o Sul do Brasil, consolidando-o como o maior hub doméstico do País. Em 2014, cerca 8,1 milhões de passageiros, aproximadamente 45% do total, utilizaram o aeroporto de Brasília 
 
Movimentação Recorde
Na primeira segunda-feira deste mês, dia 5 de janeiro, 65 mil passageiros utilizaram o Terminal brasiliense para retornar das festas de final de ano. O número ultrapassou em 32,6% a média de fluxo diário do terminal, que é de 49 mil passageiros. Com isso, a data registra recorde de movimentação no Aeroporto, superando os dias mais movimentados de dezembro. 

 
(Ilustração: divulgação/Assessoria de Imprensa/Aeroporto de Brasília)

Nos primeiros dez dias do ano, a movimentação já ultrapassou 8% do mesmo período de 2014, cerca de 580 mil passageiros utilizaram o Aeroporto de Brasília pra embarcar, desembarcar ou como ponto de conexão para outras cidades. 

O consórcio Inframerica espera receber em janeiro cerca de 1,65 milhão de passageiros, 4% a mais que ano passado. As regiões mais procuradas a partir do aeroporto são Sudeste e Nordeste.  

Serviço
www.bsb.aero