O cenário empresarial global está passando por uma profunda transformação. A forma como vivemos, trabalhamos e interagimos foi remodelada nos últimos anos, e os efeitos em cascata destas mudanças criam oportunidades na indústria de reuniões e eventos. Para acompanhar tais modificações, a Accor levantou tendências que ditarão o futuro do segmento.

Com o relatório Atendendo às Expectativas: O Futuro das Reuniões e Eventos, a Accor explora diferentes níveis e áreas dos eventos e reuniões, apontando estratégias para o êxito do segmento nos anos vindouros.

No Brasil, o setor de eventos e viagens corporativas movimentaram R$ 52 bilhões no primeiro semestre de 2023, de acordo com dados da Alagev (Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas). O resultado representa crescimento anual de 18,1%, além de um desempenho recorde em oito anos para o período. Ou seja, a hotelaria pode tirar muito proveito do segmento, que segue em pleno aquecimento.

Tendências e insights

1. Produtividade mais suave

“Trabalhar arduamente, divertir-se arduamente” está abrindo um caminho com foco crescente na qualidade de vida, flexibilidade, nutrição e gestão do tempo para criar um equilíbrio harmonioso entre vida e produtividade. No MICE, as experiências são organizadas em torno da alimentação e do bem-estar dos participantes, incluindo a agenda do tempo de inatividade.

“Ninguém quer mais ser levado ao seu limite. Existe um espaço para uma produtividade muito mais suave que ainda permite entregar, mas no seu tempo e do seu jeito”, diz Meenaz Diamond, vice-presidente sênior de Reuniões e Eventos.

2. Venda de pertencimento

Apesar da ascensão do digital, as conexões humanas ainda são essenciais para os negócios. O online é poderoso, o presencial é valioso. Nos próximos anos, veremos um número crescente de planejadores ir além da ideia de que os eventos são simplesmente uma questão de reunir as pessoas em uma sala, considerando em vez disso como eles podem criar conexões mais profundas entre os participantes, cimentando relacionamentos e incentivando reservas.

Além do ROI (retorno sobre o investimento) quantificável, como o fechamento de negócios, as empresas também buscam um ROX (retorno sobre a experiência) positivo para reforçar o sentimento de pertencimento e proporcionar uma experiência valiosa.

3. Projetando experiências

A própria definição de evento está sendo repensada em termos de estrutura, conteúdo e local. Ao criar experiências, em vez de simplesmente fornecer salas de reuniões, os hotéis podem ajudar a incorporar ideias, memórias e diferentes formas de pensar – como acontece com o vasto C2 Immersive Floor no Pullman Paris Montparnasse, permitindo a criação de eventos transformadores e criativos.

“O cliente MICE de amanhã procura uma marca orientada para a experiência, mas também direcionada para um propósito, uma marca que se preocupa com as necessidades do indivíduo e da comunidade”, salienta Kishan Chandnani, vice-presidente sênior Global de Marcas Premium da Accor.

4. Encontros verdes

A sustentabilidade está no centro de reuniões e eventos, com um forte foco na redução das emissões de carbono e dos resíduos. Para além das emissões, também envolve cada vez mais o desencadeamento de um envolvimento significativo com as comunidades locais e a promoção de conversas amigas do ambiente – seja através da recomendação de transportes locais ou da sensibilização para a cultura e os ecossistemas locais.

“A descoberta local autêntica é uma parte fundamental da construção de um evento sustentável, envolvendo e apoiando a comunidade e abraçando a descoberta sustentável”, pontua Sophie Hulgard, diretora de Vendas da Accor.

5. Tecnologia disruptiva

À medida que a IA avança, cresce o potencial de transformar o setor de reuniões e eventos através da sua capacidade de processar dados instantaneamente. Por exemplo, a capacidade de encontrar a melhor data através da análise da disponibilidade dos participantes, identificar grandes oradores e até escrever convites e conteúdos.

Como podemos usar dados para oferecer experiências incríveis, imersivas e interativas? Se adotada com sabedoria, a IA inegavelmente tem grande valor para oferecer todos os tipos de possibilidades para reuniões e planejadores de eventos da próxima geração.

(*) Crédito da foto: Unsplash