Sucesso entre o público de luxo, as acomodações flutuantes vêm ganhando espaço no portfólio de desenvolvimento de redes hoteleiras multinacionais. Buscando inovar sua oferta de meios de hospedagens, a Accor anuncia um projeto ambicioso com o veleiro Orient Express Silenseas — que promete ser o maior do mundo.

A marca Orient Express é uma senhora do mercado, com 140 anos desde o lançamento de seus primeiros trens de luxo. A bandeira dará a cara do veleiro, fruto da parceria entre a Accor e a Chantiers de l’Atlantique — empresa de construção naval.

Previsto para ser entregue em 2026, o Orient Express Silenseas terá como referência a Era de Ouro da Riviera Francesa — período de destaque para escritores, artistas, pintores, princesas e estrelas de cinema.

“Com o Orient Express Silenseas começamos um novo capítulo em nossa história, levando a experiência e a excelência das viagens de luxo e transpondo-as para os mares mais bonitos do mundo. Este excepcional iate à vela, com raízes na história do Orient Express, oferecerá espaços de design refinado e serviços incomparáveis, relembrando a era de ouro dos cruzeiros míticos”, comenta Sébastien Bazin, chairman e CEO da Accor.

“A inovação está no coração deste veleiro ultramoderno, que revolucionará o mundo marítimo com novas tecnologias para enfrentar os desafios atuais de sustentabilidade. É um barco projetado para tornar os sonhos uma realidade e uma vitrine do melhor savoir-faire francês”, complementa o executivo.

Estrutura

Com 220 metros de comprimento e tonelagem de 22.300 UMS, o veleiro contará com com 54 suítes de 70 metros quadrados (m²), além de uma suíte presidencial de 1,4 mil m², com direito a terraço privativo de 530 m². Sua estrutura ainda possuirá duas piscinas, sendo uma delas olímpica, dois restaurantes e speakeasy bar.

Como uma homenagem à cultura, Orient Express Silenseas trará espetáculos em alto-mar em seu Anfiteatro-Cabaret. Um dos diferenciais do veleiro será o estúdio privado de gravação disponível aos hóspedes.

Para completar a experiência, a embarcação oferecerá tratamentos de spa, sessões de meditação e explorações com paradas nos destinos do roteiro.

“Com uma carta de intenção assinada para a encomenda de dois navios, Chantiers de l’Atlantique tem o orgulho de anunciar uma nova era na indústria de construção naval com o Silenseas. Este conceito, nascido em nossos escritórios de design em 2018, é o ápice de nosso savoir-faire no setor, desde a construção de cascos sofisticados ao design de espaços luxuosos. Além disso, a instalação de três sondas SolidSail, um revolucionário sistema de propulsão eólica de 1.500 metros quadrados, para o qual desenvolvemos e testamos um primeiro protótipo, contribuirá significativamente para a propulsão do navio. Combinado com um sistema de propulsão híbrido movido a gás natural liquefeito (GNL), o Silenseas vai se tornar o navio de referência em termos de operação e design ecológicos”, pontua Laurent Castaing, managing director da Chantiers de l’Atlantique.

O arquiteto Maxime d’Angeac será o responsável pela decoração, enquanto a empresa Stirling Design International cuidará da arquitetura externa. A Hetland Maritime também ajudou a Accor na criação do Silenseas e nas discussões em andamento com Chantiers de l’Atlantique. Todo o projeto será financiado em até 70-80% por bancos comerciais, com o restante fornecido por um grupo de sócios no qual a rede francesa terá uma participação minoritária.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor