Para a alta temporada na Bahia, as expectativas são otimistas na hotelaria. De acordo com levantamento da ABIH-BA, a ocupação no estado durante o período deve ultrapassar os 80%, superando o verão de 2020 – último livre da pandemia. Caso a projeção se confirme, evidenciará a plena recuperação do setor, mesmo com o aumento dos casos de Covid-19 registrado nas últimas duas semanas.

Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA, diz que há preocupação com os casos da doença, mas que a vacinação tranquiliza o trade. “Já experimentamos essa situação. A diferença é a população com ciclo vacinal avançado. Ficamos preocupados porque é um vírus imprevisível, mas esperamos que os casos não aumentem tanto. Entendemos que, por se tratar de casos leves, não vai haver impacto direto, com fechamento de hotéis e redução de circulação”, explicou Lopes, em entrevista ao portal Bahia Econômica.

Silvio Pessoa, presidente da Fetur-BA (Federação de Turismo e Hospitalidade da Bahia), segue o mesmo raciocínio. Além disso, ele acredita que os números atuais da pandemia ainda não justificam qualquer tipo de restrição. Ele ainda ressalta a característica mais amena da sublinhagem BQ.1 da variante Ômicron, que está em circulação atualmente.

“É claro que esse aumento é um dado alarmante, mas muitas pessoas descobrem por acaso, visto que essa nova variante é mais fraca. A maioria acha que é gripe. Esperamos que isso seja passageiro e que não venha afetar os 4 mil hotéis e 50 mil bares e restaurantes da Bahia”, pontua.

Expectativas nos hotéis

Flávia Zuzke, diretora de Marketing e Vendas da Deville Hotéis, segue o pensamento da ABIH-BA e acredita que, no cenário atual, é possível haver maior circulação de pessoas sem provocar aumento dos casos de Covid-19. “As reservas aumentaram na última semana e estamos otimistas. Como estamos em um crescente, esperamos mais de 80% de ocupação. Já existem medidas de prevenção que não alteramos, como disponibilidade de álcool em gel nos quartos e áreas comuns, além de máscaras em locais de alta circulação”, analisa.

Karina Militão, gerente Operacional do Hit Hotel, reforça que a expectativa no empreendimento é ainda maior: de 90% a 100% de ocupação ao longo do verão. Ela destaca ainda que a gestão da propriedade monitora os indicadores de saúde e toma medidas para reduzir a possibilidade de contaminação. “Acompanhamos atentamente as notícias referentes ao aumento da Covid-19. Porém, não acredito que a situação preocupe, já que a maioria dos viajantes está com todas as doses da vacina em dia”, diz.

(*) Crédito da foto: victtin96/Pixabay