Uma das principais premissas do segmento de multipropriedade é oferecer experiências diferenciadas aos proprietários. Quem compra uma cota em um empreendimento busca conforto e praticidade e, nesse cenário, a gastronomia exerce papel importante para incrementar os períodos de hospedagens dos cotistas.

Renato Correia, gerente geral do Hotel Nacional, pontua que é necessário, primeiramente, entender quem são os proprietários e quais suas expectativas em relação à gastronomia. “Se o público-alvo é formado por famílias com crianças, é possível investir em opções mais simples e divertidas. Se são casais em busca de uma experiência gourmet, vale pensar em alternativas mais sofisticadas”, destaca em entrevista ao Hotelier News.

“Os multiproprietários buscam diferenciais para o seu tempo de lazer e descanso, e sem dúvida a gastronomia tem forte influência nessa experiência, até porque ele vê muito valor nisso. Sempre precisamos ver o conjunto. O entretenimento é algo intrínseco na multipropriedade, mas a gastronomia sempre terá grande importância”, complementa.

Elevando a experiência

Lísia Diehl, diretora de Marketing e Experiências da Gramado Parks, afirma que a gastronomia na multipropriedade deve ser pensada desde a concepção dos empreendimentos. “A gastronomia é parte chave da experiência do cliente e de um bom período de férias. Pensando nisso, em um período com média de permanência de uma ou duas semanas, é importante oferecermos propostas únicas para os diferentes momentos de refeição que o proprietário tem ao longo de sua jornada, seja no café da manhã, no lobby bar, piscina ou restaurante”, diz.

Gastronomia - Lísia_Diehl

Lísia fala sobre importância de atender às expectativas do cliente

 

A executiva diz que, pensando nisso, a Gramado Parks oferece a pré-venda de pacotes de meia pensão, pensão completa, jantares temáticos, piquenique e outras atrações que vão além da comida, entregando experiências completas no destino. “Os principais compradores de gastronomia de forma antecipada são nossos proprietários, que desfrutam também do prazer de organizar suas férias”, acrescenta.

No que investir?

Sobre prioridades de investimento, Correia ressalta que há espaço tanto para a alta gastronomia, quanto para alternativas mais práticas. “Há espaço para os dois mundos, pois como temos pessoas de diversos gostos e expectativas, pode ser algo híbrido. De toda forma, é vital ter o básico muito bem feito, porque isso por si só já é um grande diferencial”, explica.

“Nossa visão contempla o equilíbrio entre promover o novo e o diferenciado, mas também em garantir que a diversidade abranja itens básicos de aconchego e de maior generalidade ao paladar. Tão importante quanto ter a fava de mel, um presunto crudo, um croque monsieur, é ter um bom pão de queijo quentinho ou uma massa com filé de qualidade. Buscamos qualidade em tudo que fazemos, do simples ao refinado”, complementa Lísia.

Por fim, quando questionados se as bebidas são mesmo um diferencial na experiência do cliente de multipropriedade, ambos os executivos apontaram que são, sim, um fator importante. “As bebidas são, por muitas vezes, a significação de um momento. Atuamos em destinos turísticos onde, com frequência, nossos proprietários passam o dia fora passeando e nada melhor do que voltar ao resort em seguida, sentar-se em uma boa poltrona e apreciar um drink. Assim, sempre oferecemos bebidas em nosso menu, pois elas abraçam momentos e harmonizam o paladar”, diz Lísia.

“Não é nas bebidas que o cotista vê mais valor, mas sim no equilíbrio das experiências positivas e bem distribuídas na jornada que percorre quando está passando seu tempo no hotel. Assim, tudo precisa ser bem elaborado para garantir a satisfação do cliente de multipropriedade”, finaliza Correia.

(*) Crédito da capa: Pexels/Pixabay

(**) Crédito da foto: Divulgação/Gramado Parks