Fatores como maior privacidade, home office e isolamento social favoreceram o segmento de short-term rental nos últimos anos. É uma realidade que a pandemia alimentou uma expansão considerável no setor, considerado por muitos hoteleiros um concorrente direto e ameaçador. Entretanto, as reservas globais de aluguéis de curta temporada parecem estar em fase de desaquecimento, na mesma medida em que os hotéis sentem seu volume de hóspedes subir.

De acordo com o último relatório de pesquisa de viagens da Phocuswright sobre o segmento, batizado Global Short-Term Rentals 2023-2027, a desaceleração pode ser atribuída a alguns pontos:

  • Recuperação da demanda por hotéis, que foi mais atingida durante a pandemia
  • Retomada das viagens de negócios, que tendem a ser centradas em hotéis
  • Retorno aos escritórios, resultando em menos pessoas trabalhando durante as viagens – uma tendência que conduziu a estadas no short-term rental
  • Aumento da regulamentação sobre aluguéis de temporada em mercados importantes, como Nova York.

O US Consumer Travel Report 2023, desenvolvido também pelo Phocuswright, destacou a mudança de volta aos hotéis. A incidência de estadas em empreendimentos hoteleiros norte-americanos estava em paridade com 2019 em 2022 (67% vs. 66%) após uma queda nos anos seguintes, enquanto para o segmento de short-term rental nos EUA permaneceu inferior a 2019 (25% vs. 28%).

No continente europeu, a história é um pouco diferente. De acordo com o Relatório de viagens do consumidor na Europa de 2023, o Reino Unido teve um desempenho semelhante ao dos EUA, pois o short-term rental não se recuperou tão fortemente. Mas em países como França, Alemanha, Itália e Espanha, a incidência dos aluguéis de curta temporada foi significativamente maior em 2022 vs. 2019, destacando a dinâmica inconsistente dos mercados hoteleiros.

short-term rental - grafico

Cenário hoteleiro

Levantamento do STR divulgado em novembro aponta que a hotelaria mundial manteve uma tendência de alta demanda. Na semana de 5 a 11 do penúltimo mês de 2023, o indicador subiu 7% frente ao mesmo período no ano anterior, chegando a 68%, excluindo os EUA.

Já a diária média global subiu 10% na comparação ano a ano, mantendo seu crescimento de RevPar em dois dígitos no igual período (+17,6%). Entre os 10 países com maior oferta de quartos no mundo, a receita por quarto disponível avançou +24,2%. Esse avanço é fruto do incremento de preços (+11,1%) e na demanda.

(*) Crédito da capa: tierramallorca/Pixabay

(**) Crédito do gráfico: Divulgação/Phocuswright