pesquisa do  mturEntrevistas foram feitas durante mês de abril

Pesquisa inédita realizada pelo MTur (Ministério do Turismo) confirma a tendência de recuperação do setor de hospedagem em 2018. A sondagem conjuntural foi realizada em abril e contou com a participação de empreendimentos hoteleiros localizados em todas as Unidades da Federação. Nesse apanhado 64,2% dos entrevistados manifestaram possibilidade de realizar investimentos nos próximos seis meses.

Com o resultado em mãos, o ministério acredita que há disposição de investir e que esse interesse está atrelado à expectativa positiva em relação ao desempenho do setor de viagens e turismo neste ano. Cerca de um terço dos entrevistados (30,9%) disseram que apostam no aumento da rentabilidade do setor. Outros 30,7% acham que vai crescer a demanda pelos destinos onde seus hotéis estão localizados. Já 32% acham que os turistas vão gastar mais nas cidades que visitam.

"Quando o empresário identifica que o momento é propício para planejar investimentos é um indicativo de confiança na recuperação do mercado", considera Vinicius Lummertz, ministro do turismo. "A nossa pesquisa com os hoteleiros está mostrando essa boa boa notícia para toda a cadeia produtiva do turismo", reforça. 

A opinião do ministério leva em consideração o aumento de 26,5% no faturamento que o setor teve no primeiro trimestre deste ano. Com esse número, a expectativa de melhora de performance nos próximos meses atinge 40,8% dos entrevistados. No que se refere aos empregos nos meios de hospedagem, 57% apontam para estabilidade no quadro de funcionários, 17% para ampliação e o restante prevê queda.

A pesquisa

A Pesquisa de Sondagem – Empresários do Setor Hoteleiro no Brasil ouviu 664 empreendimentos de todos os portes. Segundo o MTur, a intenção do estudo foi apurar às perspectivas dos empresários quanto ao desempenho de seus estabelecimentos e dos destinos onde estão inseridos. 

O levantamento considerou variáveis como número de empregos, rentabilidade do setor de turismo, faturamento, demanda de serviços ofertados, demanda pelo destino, e gastos do turista no destino.

A pesquisa foi realizada pelas equipes técnicas do Ministério do Turismo, sob coordenação da Diretoria de Estudos Econômicos e Pesquisas. Contou com o apoio das secretarias e órgãos estaduais de Turismo e entidades representativas do setor de hospedagem. 

Para ter acesso ao material completo, clique aqui

(*) Crédito da foto: Rawpixel/pixabay