A chegada do verão e as festividades de fim de ano prometem altas taxas de ocupação para os próximos meses. Sim, hoteleiro, seu hotel provavelmente ficará lotado, contudo, é preciso se programar. Com a pandemia ficando para trás, em 2023 a baixa temporada voltará a fazer parte do calendário do setor.

Manter a ocupação elevada perante o retorno da sazonalidade é um dos principais desafios da hotelaria no próximo ano. Para garantir uma boa demanda, o planejamento estratégico é um ponto essencial, alinhando precificação, ações de marketing digital e conteúdos relevantes para o público.

Profissionais de marketing precisarão ser cada vez mais táticos, fazendo o uso de todas as ferramentas que os hotéis têm à disposição. Redes sociais, emails, pesquisas pagas e anúncios são partes fundamentais para um bom engajamento e, consequentemente, conversão de vendas.

É importante ressaltar que identificar a retração sazonal é o ponto de partida para o desenvolvimento de uma estratégia de vendas assertiva. Saber quando e para quem segmentar as ações é uma linha tênue entre o sucesso e o fracasso das campanhas.

Dicas e insights

Com a baixa temporada no Hemisfério Norte, o Hotel News Resource listou dicas e estratégias para impulsionar vendas. Entretanto, as iniciativas também podem ser replicadas no mercado brasileiro:

1. Use imagens fora de temporada em seu site

À medida que as estações mudam, pense em como você pode transmitir sua propriedade como um destino amigável fora da temporada. Uma ideia é trocar as imagens das atividades da alta temporada por comodidades específicas para o período de baixa. Fazer isso comunica que vale a pena visitar seu hotel mais do que apenas alguns meses do ano.

Certifique-se de que sua listagem do Google My Business e outras listagens locais também estejam atualizadas com imagens das comodidades atuais.

2. Crie conteúdo dedicado ao período de entressafra

Use este espaço para destacar as comodidades e serviços do seu hotel durante todo o ano. Divulgue para as pessoas que procuram por esses serviços, fazendo sua diligência com a pesquisa de palavras-chave.

Você também pode usar essa tática para criar conteúdo que promova atrações locais e coisas para fazer em sua área que sejam populares durante a baixa temporada. Isso pode incluir atrações internas, atividades em dias chuvosos, etc.

Conecte-se com grupos e organizações locais para encontrar os últimos eventos acontecendo em sua região. Use essas informações para criar uma página ou artigo de blog dedicado a eventos fora de temporada que você pode promover e compartilhar com sua base.

3. Crie conteúdo sobre casamentos, reuniões e eventos esportivos

A sua região é um destino popular para torneios esportivos? Existem organizações locais que realizam exposições, reuniões e eventos durante a baixa temporada? Dê uma olhada no volume de pesquisa para esses tipos de consultas em sua cidade. Incorpore sua pesquisa em uma campanha de pesquisa paga e ofereça tarifas com desconto para grupos.

Se a sua propriedade já oferece serviços de casamento, empurre tarifas com desconto para matrimônios hospedados em seu hotel ou serviços com descontos fora de temporada.

4. Atualize seus anúncios com palavreado amigável fora da temporada

Se você estiver executando campanhas do Google Ads e/ou Microsoft Ads, atualize a cópia do anúncio da sua campanha para refletir as mudanças nas estações. Inclua comodidades e serviços adequados para o período do ano e use palavreado específico para cada um deles. Se você tiver uma oferta especial para a baixa temporada, use a extensão de promoção do Google Ads para complementar seus anúncios sazonais.

5. Crie campanhas que comercializem comodidades na baixa temporada

Outra opção é aproveitar as consultas de pesquisa baseadas em amenidades. Pesquise oportunidades de campanha que segmentem uma comodidade específica, como ‘hotel com piscina coberta’ ou ‘hotel com spa’. Utilize o Google Trends para identificar quando as pessoas estão mais propensas a fazer essas consultas para que você tenha uma ideia melhor de quando deve enviar essas campanhas.

Você pode emparelhar as campanhas com o conteúdo do seu site. Se você criou um artigo destacando suas comodidades fora de temporada, use o artigo como uma página de destino para seus anúncios ou crie um sitelink no Google e no Microsoft Ads.

6. Crie campanhas específicas da estação para sua localização

Seja a primeira parada de quem está pesquisando seu destino em uma época específica do ano. Por exemplo, se você estiver localizado em Wilmington, Carolina do Norte, segmente a consulta “wilmington em dezembro” em uma campanha de pesquisa paga para alcançar os pesquisadores do topo do funil.

Isso não apenas o coloca em primeiro plano para essa consulta específica, mas também terá a chance de causar uma primeira impressão nos hóspedes que desejam visitar a região. Essa estratégia também pode ser usada em conjunto com um conteúdo em seu site que destaca a localização do seu hotel durante a baixa temporada.

7. Remarketing para seu banco de dados de e-mail

Não negligencie as pessoas que já estão familiarizadas com sua propriedade. Adapte uma campanha de email que convide seus hóspedes anteriores para visitar durante o período de entressafra com tarifas com desconto ou um pacote de fidelidade.

Além disso, você pode segmentar seu banco de dados para os hóspedes que ficaram em seu hotel durante o período de entressafra. Peça para eles voltarem e investigue se houve um motivo específico para eles terem ficado em seu empreendimento durante esse período. Certifique-se de que suas descobertas sejam refletidas ao promover vendas durante o período de baixa temporada.

8. Adapte sua segmentação aos locais.

Os anúncios do Facebook rapidamente se tornaram uma fonte popular para hotéis que buscam se envolver com seus hóspedes anteriores, atuais e em potencial. Nesse caso, considere o marketing para pessoas que já estão próximas.
Envie promoções exclusivas “somente locais” ou códigos promocionais que os locais possam usar. Crie um itinerário que apresente atrações, restaurantes e atividades fora do radar perto do seu hotel.

(*) Crédito da foto: PhotoMIX-Company/Pixabay