Após um início de ano marcado por incremento em RevPar em 74% dos mercados globais, a STR divulga uma nova atualização do desempenho do setor. Em fevereiro, 77% dos países analisados apresentaram alta no indicador. A análise considera o período até 9 de março — o que representa avanço de 4% frente ao mesmo período em 2023.

Entre os países com 50 mil UHs disponíveis e relatórios hoteleiros adequados, Singapura, Emirados Árabes Unidos, França, Suíça e Nova Zelândia lideraram em RevPar. Já a ocupação e diária média de todos os mercados avaliados também registraram crescimentos consistentes no comparativo anual. No geral, 36 dos 48 países apresentaram alta no indicador face a 2023.

Singapura teve a maior diária média, de US$ 284, Cingapura registrou o ADR mais alto, de US$ 284, um aumento de 17% ano após ano, já que o mercado sediou a Eras Tour de Taylor Swift — que também impactou positivamente o setor hoteleiro brasileiro em novembro de 2023. Durante o mesmo período, a ocupação aumentou ligeiramente em 4,6%.

A Nova Zelândia juntou-se à lista de líderes pela primeira vez. O país registou a maior taxa de ocupação (84,8%) no final da temporada de verão. Notavelmente, a Tailândia teve uma ocupação superior a 80%.

Excluindo os países com taxas de câmbio flutuantes, os líderes no crescimento anual do RevPar foram Japão, Grécia, Malásia, República Checa e Singapura. A Grécia e a República Checa registaram um crescimento de ocupação superior a 8%, enquanto o Japão apontou uma ligeira diminuição no indicador (-0,1%), mas o maior avanço de diária média (+30%).

grafico

Cidades em destaque

Desconsiderando as áreas provinciais e os mercados nacionais, os cinco melhores desempenhos no RevPar foram Macau, Estugarda, Hokkaido, Sanya e Frankfurt. As praças de lazer na China beneficiaram muito do feriado do Ano Novo Lunar, com Macau registrando um aumento de 17% na ocupação e Sanya com alta de 46% em diária média.

Embora outros mercados chineses tenham sido influenciados pelo efeito de mudança de calendário do Ano Novo Chinês, a maioria dos destinos do país registrou quedas tanto na ocupação como na diária média. Excluindo a China, 65% e 75% das praças registaram maior ocupação e diária média, respetivamente, ano após ano.

(*) Crédito da capa: Freepik

(**) Crédito do gráfico: Divulgação/STR