Seja no âmbito profissional ou pessoal, como pessoa física ou jurídica, a chegada de um novo ano representa a chegada de novos planos, metas e desejos. Para os brasileiros, de acordo com uma pesquisa conduzida pelo Guia dos Melhores, o principal objetivo é viajar.

Viagens são a prioridade de 54% dos participantes da pesquisa, que envolveu 500 brasileiros de diferentes faixas etárias, classes sociais e regiões do país, com o objetivo de revelar as principais intenções de investimento financeiro da população.

O WTM Global Report, divulgado no início de novembro de 2023, já apresentava bons indicadores. O relatório apontava para as viagens de lazer como prioridade para a população global e indicava que os números do ano passado chegariam a 90% do alcançado em 2019.

Prioridades dos consumidores

Outros anseios mencionados pelo relatório do Guia dos Melhores incluem aquisições de itens pessoais e para o lar, 42% das intenções de investimento, e gastos em saúde, esporte e bem-estar também figuram como prioridades, sendo mencionados por 36% dos entrevistados.

Pesquisa_viagens

Participantes puderam escolher entre diversas opções.

Alocar recursos em educação foi indicado por 33% dos respondentes, enquanto o pagamento de dívidas foi mencionado por 32%.

“Tudo indica que o brasileiro vai se esforçar para viajar em 2024. A tendência é muito interessante, pois movimenta diversos setores que fazem a economia girar. O fato de as viagens serem investimentos não essenciais, também demonstra um movimento positivo do consumidor, além de uma tendência à priorização de experiências, e não necessariamente de bens físicos”, diz Eduardo Scherer, fundador da plataforma. “Ao longo dos próximos meses, poderemos analisar com mais precisão o que pode vir a ser um novo comportamento de compra da população, com um hábito relevante para o mercado”, complementa.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Kayak

(**) Crédito do gráfico: Divulgação/Guia dos Melhores