A pandemia escancarou um problema que de recente não tem nada para a hotelaria. Historicamente, o setor sempre atuou com altas taxas de turnover, contudo, a crise sanitária colocou o dedo na ferida após a debandada em massa de profissionais qualificados. Para que este não continue sendo um desafio em 2023, hotéis precisam rever suas estratégias de retenção de talentos.

Levantamento realizado pela LCA Consultores, com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), aponta que os pedidos de demissão bateram recorde em agosto deste ano. Do total de 1,77 milhão de desligamentos do mercado formal no período, 35,7% foram voluntários.

Para Deyzi Weber, diretora de Gente & Cultura da ICH Administração de Hotéis, os novos tempos trouxeram novos desafios. A executiva afirma que a escassez de mão de obra no setor é uma combinação de desafios, como mudanças de mindset causadas pela pandemia, priorização pela qualidade de vida, chegada de novas gerações e remuneração incompatível.

“É um desafio que não tem fórmula mágica. As coisas mudaram e isso fica claro nos processos seletivos tanto do corporativo quanto do operacional. Oferecer um ambiente bacana de trabalho não é mais o suficiente”, analisa a diretora.

Com índice de turnover de 22% — pequeno para o setor — e taxa de satisfação dos colaboradores de 94%, a Nobile Hotels & Resorts vem promovendo um trabalho efetivo de comunicação com os funcionários, reforçando a valorização e o sentimento de pertencimento.

“Criamos uma comunidade para colaboradores e lideranças onde informamos novidades, aberturas, dicas e oportunidades, o que gerou alto engajamento”, revela Roberto Bertino, presidente do grupo hoteleiro.

A Nobile ainda desenvolveu um canal de educação corporativa — o Nobile Capacita — onde treinamentos e lives são realizados semanalmente, ligando hospitalidade a tendências de mercado. “Mais de 1,2 mil colaboradores já participaram”, afirma Bertino.

talentos - deyzi weber

Novos tempos trouxeram novos desafios, diz Deyzi

De remuneração a flexibilização

Com a ajuda dos profissionais, o Hotelier News listou cinco dicas para reter talentos no próximo ano e reduzir os índices de turnover do seu hotel.

1- Remuneração compatível

Não tem jeito. Um salário compatível com a categoria é o ponto de partida para a satisfação do colaborador. “Remuneração equilibrada é importante, mesmo a hotelaria sendo menos atrativa neste aspecto em relação a outros segmentos. Bons profissionais não permanecem em empresas com salários que não são respeitosos”, pontua Deyzi.

Bertino destaca que a Nobile remunera seus funcionários com salários acima do piso da categoria como forma de se destacar frente à concorrência. “Nossa política é de atrair pessoas com o nosso perfil e que sejam adaptáveis. Colocamos os colaboradores no centro estratégico, pois sabemos que se cuidarmos bem dos nossos funcionários, eles cuidarão dos nossos clientes”.

2- Benefícios

Um bom pacote de benefícios também salta aos olhos de qualquer trabalhador. E as garantias vão muito além das refeições no local de trabalho — iniciativa comum na hotelaria. “Oferecer o almoço no refeitório pode ser não ser a melhor saída. Muitas vezes, um vale-alimentação é um dinheiro extra que vai para o bolso da família”, sugere a diretora.

Deyzi salienta que grande parte do quadro de funcionários da hotelaria é composta por mulheres chefes de família, o que reforça a importância de pensar em benefícios que abracem não apenas o colaborador. “Plano de saúde para os dependentes também é importante. Que mãe fica satisfeita em ter esse benefício se seu filho não tem?”.

“Nossos benefícios são padronizados, com plano de saúde, ticket restaurante, além de celebrações de aniversários, encontro de colaboradores e remuneração extra para funcionários eleitos a cada dois meses”, explica Bertino.

talentos - roberto bertino

Nobile promove pesquisas de clima, revela Bertino

3- Flexibilidade

Exigência que ganhou força na pandemia, a flexibilidade não se trata apenas da possibilidade do home office. É preciso analisar as dinâmicas de cada departamento individualmente para entender quais iniciativas são aplicáveis em cada um deles.

“Temos pessoas 100% remotas em RM, por exemplo. Oferecemos essa liberdade do home office para o corporativo, além de horários flexíveis. Traçar políticas customizáveis é uma estratégia mais assertiva”, acrescenta Deyzi. “Outro ponto é dar a possibilidade do colaborador explorar seu trabalho de diferentes formas, como uma estada em outra unidade, por exemplo”.

4- Ambiente de trabalho positivo e saudável

Pode parecer básico, mas promover boas condições de trabalho faz toda a diferença. Bons banheiros, salas de descanso e pausas podem transformar a rotina dos funcionários. Para além da estrutura, um ambiente saudável nas relações faz com que as pessoas se sintam bem, seguras e queiram estar ali.

“Neste ponto, ressalto o desenvolvimento de lideranças. No ICH, promovemos atividades físicas para os colaboradores, meditação, dia do break saudável e pacotes de informações sobre saúde física e mental”, descreve Deyzi.

“A cultura tem um poder forte de engajamento. Não se trata apenas da estrutura física, mas depende da sintonia entre as pessoas. É sobre estar feliz fazendo o que gosta”, diz Bertino. “Uma vez por ano, promovemos uma pesquisa de clima com nossos times, onde os colaboradores destacaram a Nobile por seu plano de carreira e remuneração”.

5- Oportunidades de crescimento e capacitações

Programas de desenvolvimento e aprendizado são fatores de alto engajamento no mercado de trabalho. Oferecer planos de carreira e possibilidade de crescimento dentro da empresa também estimulam o profissional a permanecer.

“A garçonete pode ser recepcionista. São caminhos que abrem portas. É preciso desenvolver programas formais de capacitação e formação. Estes elementos corroboram para uma conexão diferente, de maior engajamento, pois as pessoas se sentem felizes pela oportunidade de desenvolvimento. E isso aplica aos líderes, pois um profissional que inspira também é uma ferramenta de retenção de talentos”, finaliza Deyzi.

(*) Crédito da capa: Rodrigo_SalomonHC/pixabay

(**) Crédito das fotos: Divulgação