HSMAI - Selo_InsightsTradicionalmente, o segundo semestre é dedicado ao desenvolvimento de orçamentos para o período vindouro. Definir estratégias assertivas de budget faz parte de um ano de bons resultados. E o board da HSMAI listou insights sobre aprendizados da última temporada de planejamentos financeiros no setor hoteleiro.

Em agosto de 2023, o Hotelier News promoveu sua segunda edição do Hotel Trends Orçamentos, evento focado em debates para a construção de um budget condizente com a realidade do mercado no momento atual, com a participação de especialistas em hotelaria e economia.

Haley Maltz, diretora de Área de Estratégia de Receita do CoralTree Hospitality e membro do HSMAI Rising Revenue Optimization Leader Council Member, levantou os principais pontos para a construção de budget após a reunião do Conselho de Líderes de Otimização de Receita da HSMAI.

Conclusões

1) Adaptação às mudanças nos dados históricos: a dependência de dados históricos é um desafio sempre que há mudanças no hotel e no sistema PMS. É vital a adaptabilidade e a necessidade de métodos ágeis para garantir que os insights históricos permaneçam relevantes apesar das mudanças estruturais.

2) Reavaliando a posição de mercado e a concorrência: o foco intenso na compreensão das posições de mercado em relação aos concorrentes destacou a natureza dinâmica da indústria. É preciso entender a importância da análise contínua do mercado e a necessidade de ajustar estratégias em resposta às mudanças nos segmentos de mercado e às taxas de crescimento competitivas.

3) Valorizar a colaboração interdepartamental: a época de orçamento anual reafirmou os conhecimentos inestimáveis obtidos com a colaboração inclusiva e interdepartamental.

4) A metodologia é importante: o debate entre abordagens de cima para baixo e de baixo para cima surgiu no debate. Muitos procuram agora uma abordagem mais híbrida, combinando a eficiência da gestão descendente com o detalhe e a inclusão da orçamentação ascendente.

5) Adotando o Orçamento Dinâmico: é preciso entender as limitações dos orçamentos estáticos à medida que o setor enfrenta mudanças imprevistas.

6) Abordar o que não é dito: o reconhecimento de temas que não são discutidos com profundidade deu início a um apelo para discussões mais abertas e abrangentes em torno do budget.

7) Taxa de crescimento e benchmarking competitivo: é importante não apenas acompanhar a taxa de crescimento, mas compará-la ativamente com a dos concorrentes.

8) Diversificação como estratégia de mitigação de riscos: a ênfase em estratégias de distribuição diversificadas provou o seu valor numa época de volatilidade e mudanças no mercado.

9) Navegar pelas pressões financeiras: os desafios do orçamento sob restrições financeiras e pressões inflacionistas ensinaram a equilibrar a ambição e o realismo.

10) Investir na marca para estabilidade a longo prazo: o foco na construção de uma marca duradoura, em vez de depender apenas de canais de vendas imediatos, surgiu como uma estratégia fundamental.

(*) Crédito da foto: Divulgação/HSMAI Brasil