(foto: divulgação / Marriott International)

Protaginista de uma negociação bilionária que movimentou a configuração do mercado hoteleiro mundial com a compra da Starwood, a Marriott International abriu alguns números relacionados ao desempenho dos seus hotéis no início deste ano. Em relatório divulgado pela companhia, nota-se o significante crescimento da empresa em número de empreendimentos e moderado avanço na lucratividade. Apenas durante o período analisado, o primeiro trimestre, são 10 mil novos apartamentos adicionados ao portfólio. O EBITDA (lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) foi de US$ 458 milhões e o lucro líquido ajustado foi de US$ 226 milhões.

No interim observado vale ressaltar que entre os apartamentos integrados ao inventário estão 1,5 mil que são fruto de conversão de marca. E na parte de lucros verifica-se aumento de 7% em relação ao EBITDA ajustado do primeiro trimestre de 2015.

Os passos em direção ao objetivo de se consolidar como maior rede mundial são flagrantes quando analisado o ritmo da expansão dessa corporação. De janeiro a março a estrutura mundial passou a ser de 275 mil apartamentos administrados, dos quais aproximadamente 29 mil estão aprovados, mas ainda não possuem contratos firmados.

No chamado LPA (Lucro Diluído por Ação), em uma base ajustada, totalizou US$ 0,87, um aumento de 19% em relação aos resultados do ano anterior. No número de RevPar (Receita por Apartamento Disponível) houve subida de 2,6%. Já a margem de lucro operacional ajustada da empresa aumentou em 52%, contra 48% no primeiro trimestre do ano passado.

Arne M. Sorenson, presidente e CEO da Marriott International, disse: "Estamos satisfeitos com nossos resultados do primeiro trimestre. O EPS diluído ajustado está bastante além das nossas expectativas. A RevPar global comparável aumentou 2,6 por cento em dólar constante, no trimestre".

"Continuamos com grande demanda por nossas marcas. Nosso pipeline de desenvolvimento aumentou para mais de 275 mil apartamentos no primeiro trimestre, em comparação com os 240 mil apartamentos do mesmo trimestre do ano anterior. Nossas marcas emblemáticas, Marriott e Courtyard, repaginadas, permanecem como prioridade para nossos proprietários e franqueados. Juntas, essas marcas representam mais de 35% do nosso pipeline no mundo inteiro. No entanto, nossas sete marcas mais novas, muitas delas focadas em um estilo de vida mais despojado para uma nova geração de viajantes, também estão ganhando força, com mais de 15% do nosso pipeline. Neste trimestre, aportaram nos Estados Unidos duas de nossas marcas mais recentes, a Moxy e a Delta", comenta o executivo.

Sorenson também fala da negociação com a Starwood. De acordo com ele, a aquisição está no caminho certo, com aprovação majoritária pelos acionistas de ambas as empresas. A previsão é que a transação seja totalmente concluída até meados de 2016.

Seguindo no período análisado, a corporação mostra que adicionou 68 novas propriedades ao seu portfólio de hotéis em todo o mundo e 12 propriedades (1.781 apartamentos) deixaram de fazer parte da rede. 

O pipeline de desenvolvimento mundial da empresa totalizou 1.705 propriedades, incluindo mais de 600 propriedades com número superior a 104 mil apartamentos em construção e 188 unidades, com aproximadamente 29 mil apartamentos aprovados para desenvolvimento, mas ainda sem contratos firmados.

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