De Florianópolis, SC*


Fabiane Michaito apresenta o case de sustentabilidade do Hotel Jaraguá Real
(foto: Juliana Bellegard)

Dando continuidade ao Simpósio de Governança e Manutenção Hoteleira, que integra a programação do Encatho & Exprotel, o Hotel Jaraguá Real, instalado no município catarinense de Joaçaba, apresentou o case de sustentabilidade e melhores práticas realizadas no meio de hospedagem. Fabiane Michaito, executiva do empreendimento, destacou, entre as ações, a confecção de sacolas sustentáveis com enxoval descartado.

"Itens com manchas, mesmo que pequenas, ou furos, já não são mais utilizados nos apartamentos do hotel, então usamos este material para produzir as sacolas. Isso não só reduziu em quase 100% o uso de sacos plásticos em áreas como a lavanderia, mas conscientizou os próprios colaboradores", relatou ela. Além de uso interno, as sacolas também ficam disponíveis para o hóspede por um valor simbólico, que é revertido para a produção de novos itens.

Fabiane ainda listou outras das ações realizadas no Jaraguá Real, como campanhas para colaboradores e clientes sorbe o uso consciente de água e energia; reaproveitamento dos sabonetes descartados pelos hóspedes para uso na limpeza de pisos e outras áreas; reuso de panos e esponjas da cozinha pela governança para limpeza mais pesada; reciclagem de lixo; economia de papel com o uso de sistemas computadorizados.

"Nossa preocupação sempre é servir o hóspede da melhor maneira, mas também somos cuidadosos com o impacto que nossas atividades têm no meio ambiente", revelou ela. 

Planejamento
Última palestrante da manhã, a consultora Carla Trindade, da Revalidar, destacou a importância da gestão de governança estabelecer uma organização de procedimentos e padrões para bem receber o hóspede e transformar um grupo de profissionais em uma equipe harmônica. "Você não sabe a motivação daquela pessoa chegar ao seu hotel. Mas nossa função é fazer com que receba o quarto convidativo a deitar, tomar um banho, ficar e retornar. Isso cria um laço afetivo", destacou ela, mostrando algumas imagens com detalhes de arrumação que fazem a diferença no espaço.

"É preciso estar submerso no universo da empresa onde se trabalha, conhecer o perfil do hóspede daquele hotel, seus colaboradores e suas rotinas", colocou. Como gestor de governança, o profissional precisa não somente organizar este planejamento, mas estar em constante contato com sua equipe, passando para ela a visão da atividade como um todo e o impacto que ela tem. Além disso, é preciso dar estrutura para os funcionários, rouparia organizada, produtos de qualidade e suporte de uso.

"A função de governança está em uma crescente de importância – estamos presentes não só dentro dos hotéis, mas também em escolas, em shoppings", finalizou Carla, reforçando a importância de alinhar as melhores práticas da função e definir os processos.

Realizado no Centro Sul, em Florianópolis, o Encatho & Exprotel segue até sexta-feira (29).

Serviço
www.encatho.com.br

*A reportagem do Hôtelier News viaja a Florianópolis a convite da ABIH-SC