De Florianópolis, SC*


Samuel Koch, diretor presidente da ABIH-SC
(fotos: Juliana Bellegard)

Após quatro dias de programação, o Encatho & Exprotel encerrou as atividades de sua edição 2015 hoje (29). Com o tema central Tecnologia na Hotelaria, o evento trouxe convidados de diferentes segmentos para falar sobre a presença da tecnologia em diversos momentos do setor. Além disso, degustações, workshops do Sebrae e a feira com cerca de 30 fornecedores integraram a agenda da semana.

"Conseguimos reunir mais de 3.960 visitantes, um recorde de público para nosso evento", declarou Samuel Koch, diretor presidente da ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina). Novamente, o executivo reforçou a importância da presença dos fornecedores, que colaboram para o sucesso da feira, e a relevância das palestras, que abordaram o tema tecnologia sob várias óticas.

Uma das últimas palestras do congresso foi a de Marco Jorge, Territory Maganer Latin America do TripAdvisor, que destacou a importância das reviews e como os hoteleiros podem trabalhar as ferramentas do portal de modo a fazê-lo um aliado. Apontando as reviews como uma forma de consultoria gratuita, o executivo aconselha que os hoteleiros usem isso para melhorar o seu produto. Ele ainda destacou alguns números do TripAdvisor: atualmente, são 375 milhões de usuários únicos mensalmente e mais de 125 contribuições por minuto. No Brasil, entre 2013 e 2014, o número de visualizações totais cresceu 89%.

O evento
Nesta semana, uma série de atividades movimentaram o pavilhão do Centro Sul. Após um coquetel para os fornecedores e o Simpósio de Governança e Manutenção hoteleira – que tratou de gestão de pessoas, lavanderia, práticas sustentáveis, organização da gestão de governança e organização de manutenção -, o evento foi oficialmente aberto por autoridades do Turismo local e nacional.

Entre as figuras conhecidas do setor, João Doria tratou do cenário econômico e como passar pela crise; Vinícius Lummertz, agora presidente da Embratur, também falou da crise, apontando que o turismo tem em si uma resposta; o ex-jogador de vôlei e sócio da Gestour Brasil Giba tratou da questão da motivação e do desenvolvimento profissional, e seu sócio Vadis Luiz da Silva destacou o apagão digital do setor

Além disso, dentro do THOR (Turismo e Hotelaria Recebe), a tecnologia e a inovação foram colocadas como fator essencial para o setor;  e especialistas trataram da questão da compra de mídia e publicidade no Google

Confira imagens do evento:

Serviço
www.encatho.com.br

*A reportagem do Hôtelier News viaja a Florianópolis a convite da ABIH-SC