A Wyndham Hotels & Resorts anunciou hoje (13) o lançamento do programa Bold (Black Owners and Lodging Developers), criado com o objetivo de estimular empreendedores negros a se tornarem proprietários de hotéis, revela o Costar. A iniciativa faz parte da agenda ESG (Enviromental, Social and Governance) da rede, que envolve não só ações de sustentabilidade, mas também sociais e de inclusão.

Segundo pesquisa da National Association of Black Owners, Operators and Developers, quase 20% da força de trabalho no segmento de hospedagem é negra. Por outro lado, esse grupo representa menos de 2% dos proprietários de hotéis.

“Encontrar uma maneira de preencher essa lacuna e trazer mais pessoas foi o motivo pelo qual pensamos que agora era o momento certo para trazer nossa liderança e recursos para fazer algo acontecer”, afirma Galen Barrett, vice-presidente de Desenvolvimento estratégico da Wyndham.

O executivo reforça que o empreendedorismo não é apenas uma oportunidade benéfica para os profissionais, mas também para as comunidades em que estão. “Seja na fase de construção ou reforma, é um impacto econômico significativo”, acrescenta.

O programa

Barrett pontua que o programa Bold foi inspirado no recém-lançado Women Own the Room, que estimula mulheres a serem proprietárias de hotéis fraqueados sob as marcas da Wyndham. Ele afirma que engajar o público é fundamental, principalmente quando se trata de questões de diversidade.

“Nós ouvimos a comunidade negra, perguntamos a eles qual tem sido sua experiência na propriedade e desenvolvimento de hotéis, e quais os desafios que eles enfrentam”, explica o executivo. Por meio desse feedback, a Wyndham constatou que alguns empreendedores negros sentem que ficaram “para trás” de profissionais com grande conhecimento em propriedade de hotéis ou que possuem familiares que cresceram no setor.

Ainda falando sobre desafios, Barrett destaca que os empreendedores negros também enfrentam dificuldades em estabelecer relacionamentos com credores, corretores e outros participantes do mercado hoteleiro. “O que estamos procurando formar é uma rede de apoio que passe a credibilidade que esses profissionais merecem”, analisa.

Como participar

Por meio do Bold Incubator, os profissionais pré-qualificados para propriedade e desenvolvimento de hotéis terão acesso a capital aprimorado e suporte operacional. Assim, serão conectados diretamente ou combinados com credores e corretores que tenham oportunidades disponíveis.

Em termos de educação, o Bold trará especialistas do setor de hospitalidade para aconselhar sobre diversos pontos, como informações sobre financiamento de hotéis e identificação das propriedades certas. Além disso, os participantes também receberão recursos para ajuda-los a descobrir se a propriedade do hotel é adequada para eles, além das etapas necessárias para se tornar um hoteleiro de sucesso.

(*) Crédito da foto: dibiekingsleychukwuma/Pixabay