Decidir abrir um novo empreendimento no olho do furacão de uma crise sem precedentes requer confiança no produto, no mercado, e, principalmente, na gestão. Ainda que em um momento desafiador, no dia 14 de dezembro de 2020 o WK Design Hotel iniciou suas operações em Florianópolis, sob a administração da Atrio Hotel Management. Em seu primeiro aniversário, o empreendimento celebra os bons resultados, consolidados pelo bleisure, tendência crescente no setor hoteleiro.

“Nosso desafio foi decidir abrir ou não. Estávamos em um momento de redução de contágios e entendemos que era a hora certa. A contratação de pessoal foi difícil, pois muitas pessoas tinham receio de fazer entrevistas. Pensamos com cuidado o que comunicar e como, mas conseguimos inaugurar na data prevista”, conta Miler Bairros, gerente geral do WK Design Hotel.

O empreendimento é a realização de um sonho do empresário Walter Osli Koerich, que ganhou a chancela de design por sua arquitetura e decoração minimalista. A gestão também foi uma quebra de barreiras para a própria Atrio, sendo este o primeiro hotel independente e upscale a integrar o portfólio da operadora.

“Foi uma gestão combinada com a administradora e o investidor. Nosso primeiro ano foi uma surpresa positiva, com uma boa aceitação do produto pelo público mesmo com as incertezas e a segunda onda da pandemia. Como ainda estávamos em processo de abertura, nossa curva só cresceu e o segundo semestre superou todas as expectativas em termos de orçamento”, salienta Bairros.

Localizado em uma região nobre da capital catarinense, o WK Design se destaca entre a oferta hoteleira da cidade. Apesar de estar nos patamares de um empreendimento de luxo, o hotel não é dado a ostentações e foca seus esforços nas experiências dos hóspedes. Com potencial para atender tanto o público de lazer quanto de negócios, foi a combinação de demandas que prevaleceu nesse primeiro ano de operações.

“Tivemos um público híbrido de lazer e negócios. Muitos vinham para passar o fim de semana e acabavam estendendo por sete ou até mesmo 10 dias. Com o trabalho remoto, os hóspedes chegavam com suas famílias elevando suas permanências”, explica o gerente.

E nem mesmo o inverno sulista atrapalhou os resultados do hotel. Com um apelo regional, muitos hóspedes chegam de Curitiba, Porto Alegre e São Paulo. “Começamos nossa divulgação voltada para o lazer, mas acabamos convertendo muitas reservas por conta do produto e dos serviços. O cliente se sentiu acolhido e nós observamos o crescimento na procura. Agora, com a alta temporada, as demandas de lazer na cidade vão aumentar naturalmente”.

WK Design Hotel - Miler Bairros jpge

Bairros: 2021 foi uma surpresa positiva

Diárias acima da média

Desde sua inauguração, o WK Design já operava com preços acima da concorrência. Bairros explica que um estudo de mercado foi realizado, mas que a decisão de abrir com tarifas mais elevadas se deu por conta da proposta do empreendimento. “As tarifas de todo o mercado estavam menores, mas nosso produto era novo e diferente dos demais em termos de estrutura, equipe e serviços”.

“Inauguramos com preços acima da concorrência, com a tarifa pública online com estratégia de 25% a 30% na zona primária. A praça também foi melhorando e, consequentemente, as diárias, mas ainda estamos em um processo de entender o público. Atualmente, estamos em torno de 60% acima da concorrência na zona primária”.

No segundo semestre, mais de 40% das reservas foram vendidas por canais diretos, enquanto as OTAs levaram 35% do bolo. “Mesmo se tratando de um produto novo, conseguimos ganhar a confiança do cliente, o que foi satisfatório em termos de distribuição”, avalia Bairros. “Mas não deixamos de fomentar os intermediários e estamos no máximo de prataleiras”.

Redes sociais como o Instagram foram importantes pontes para conectar o WK Design Hotel ao seu público ao lado do Google e site. O departamento de Marketing e Vendas investiu em mídias programáticas para dar maior visibilidade ao empreendimento.

A&B para a cidade

Inaugurado em maio deste ano, o Restaurante Osli nasceu como um presente para a capital e para os hóspedes. O menu foi desenvolvido para trazer a essência da cidade sob o comando do chef Felipe Silva, natural de Florianópolis. “O restaurante foi pensado como uma unidade de negócios independente do hotel. Nosso chef é local e fez questão de trazer todo o seu conhecimento de produtores locais, fornecedores e regionalidade para a gastronomia do Osli”, destaca o gerente.

Com a proposta de oferecer uma experiência gastronômica florianopolitana com mesclas da cultura açoriana, o Osli fortaleceu o WK perante o mercado. “Muito se falava que o A&B era um mal necessário, mas digo que é um bem. Nos primeiros meses, o Osli já registrava resultados positivos, o que nos ajudou bastante trazendo o público local. Atualmente, o restaurante é responsável por 40% da receita bruta”, pontua Bairros.

Perspectivas futuras

No segundo ano de operações, o WK Design Hotel prevê aumento de 110% em receita frente ao conquistado em 2021. Trabalhando com custos mais enxutos, Bairros afirma que o foco da gestão é faturamento, experiências e qualificação do produto. “Não temos concorrentes diretos na cidade, então fazemos comparativos com outras regiões e estamos otimistas”.

O gerente também ressalta que o empreendimento não espera grandes demandas internacionais em 2022, visto que esse público foi responsável por apenas 5% das hospedagens em 2021. “Acredito que os estrangeiros retornarão em 2023. Para o verão, não esperamos nem mesmo argentinos e chilenos”.

(*) Crédito da foto: Divulgação/WK Design Hotel