Lançado oficialmente em 2019, o VisitNow foi idealizado como uma plataforma de reservas last minute. De lá pra cá, muita coisa mudou. Com a chegada da pandemia, a empresa inevitavelmente sofreu transformações. Em seu novo posicionamento de mercado, a solução passa a atuar lado a lado com destinos turísticos, visando maior atratividade do turismo a partir de uma estratégia de preços mais competitivos.

“Quando o VisitNow foi lançado, a proposta era baseada em dois pilares: fomentar reservas de última hora para hotéis com acomodações disponíveis e reduzir despesas de comissionamento. A plataforma teve uma boa adesão no início, mas com a chegada da pandemia paralisamos a operação”, conta Bruno Guimarães, fundador da plataforma.

Nos períodos mais agudos da pandemia, a plataforma ofereceu hospedagem gratuita para profissionais da saúde que estavam na linha de frente do combate ao coronavírus. Com a crise no retrovisor, o VisitNow retoma suas atividades com um novo propósito.

“Entendemos que no funil de vendas, uma das primeiras decisões é a escolha do destino. Hoje, cidades que tenham um sistema de reservas próprio podem sugerir meios de hospedagens pela busca no Google, via site oficial do destino. O plano é ser um marketplace de hotéis como uma estratégia de elevar a atratividade do turismo”, explica Guimarães.

O empresário salienta que uma solução digital ainda é uma lacuna nos destinos, que ainda carecem de um site com opções de hospedagens e um sistema de reservas próprio. “Nosso novo posicionamento vem com a missão de fomentar o destino turístico no ambiente digital, oferecendo o melhor custo-benefício para o cliente final e sem comissionamentos”.

VisitNow Búzios

Neste novo momento, a prefeitura de Búzios é a primeira parceria do VisitNow. A partir deste mês, os turistas que viajarem ao destino fluminense poderão encontrar meios de hospedagens pela plataforma oficial de reservas da cidade. A solução engloba propriedades de todas as categorias e perfis. Sem os custos de comissionamento, os empreendimentos podem disponibilizar tarifas mais competitivas.

Até o momento, mais de 200 hotéis já aderiram ao VisitNow Búzios. Entretanto, a base de propriedades pode chegar a mais de 500 com a integração com a Omnibees, entre outras plataformas de distribuição hoteleira.

“Fizemos o pré-lançamento no final de 2022 com a convocação dos hotéis. O primeiro passo foi firmar parceria com a prefeitura e entidades da classe para a homologação dos players na plataforma”, revela Guimarães.

A ideia é oferecer ao mercado hoteleiro da cidade uma solução Web/App para divulgação e valorização dos serviços como um canal oficial de vendas diretas do destino. Dentre os benefícios para o município, está o redirecionamento do ISS, o tributo que incide na prestação de serviços, que deixa de ir para São Paulo por exemplo, como ocorre com as outras plataformas, e fica no município de origem, gerando arrecadação e receita para a região.

Canhão de vendas

Os hotéis conectados à Omnibees podem habilitar a plataforma como operadora. Aqueles que não estiverem na base da empresa, o VisitNow disponibiliza um login para cadastro e disponibilidade tarifária.

VisitNow - Bruno Guimarães

Guimarães: Búzios é só a primeira parceria

Além do canal de vendas diretas, o VisitNow Búzios ainda dispõe de outro diferencial. O canhão de vendas é uma funcionalidade extra para a criação de campanhas de vendas por meio de plataforma e CRM.

“Os hotéis podem baixar dados de clientes para desenvolver campanhas via email e SMS. As promoções chegam até a base de consumidores, que têm acesso a um link direto para o site. A plataforma de CRM é conectada com custo zero e é uma excelente oportunidade para promover as campanhas sem comissões”, diz Guimarães.

O VisitNow Búzios é rentabilizado pelo cliente final, que paga uma taxa de conveniência em cima do valor da reserva. “Temos uma campanha de adesão com envio gratuito, além de mensalidades que vão de R$ 50 a R$ 200, dependendo do número de disparos”, explica o empresário.

Búzios é apenas o início de um plano ambicioso da plataforma para impulsionar o turismo em outros destinos nacionais. “Vamos criar uma filial em cada cidade. Nossa expectativa é que 90% dos hotéis estejam na plataforma, com 50% das vendas online direcionadas para o VisitNow”, pontua Guimarães.

O fundador explica que o tráfego na plataforma vai depender de como cada destino se comporta. Em julho, ainda sem campanhas rodando, o VisitNow Búzios já atingiu 1 milhão de pessoas, enquanto outras 100 mil clicaram para entrar no site.

Desde o seu lançamento, em 2019, a VisitNow já investiu cerca de R$ 3,6 milhões em sua plataforma. “Nossa expectativa é ter uma taxa de conversão de clique entre 5% e 8% do potencial máximo de pessoas atingidas”, diz Guimarães.

Desde o seu lançamento, em 2019, a VisitNow já conta com 100 mil pessoas cadastradas, além de uma rede social ativa com 11 mil seguidores no VisitNow Búzios.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/VisitNow