Inaugurado em abril de 2019, o Vie Hotel resistiu à pandemia e transformou o acolhimento e a aproximação com o cliente na base do negócio. Localizado em Sinop (MT), o empreendimento – cujo nome em francês significa vida – celebra e preserva a mesma, sendo projetado e construído de forma sustentável. Apesar dos efeitos da Covid-19, o empreendimento fechou 2021 com alta de 20% na receita frente ao ano anterior, atendendo a um público majoritariamente corporativo, que responde por 80% da demanda.

Maristela Frizon, proprietária e gerente geral do Vie Hotel, conta que advogou por muito tempo prestando consultoria para PMEs (pequenas e médias empresas). Por conta da metodologia que desenvolveu, ela acabou convidada pelo Sebrae para ser consultora jurídica. “Passei a viajar bastante, atendendo a micro e pequenas empresas, ficando em muitos hotéis”, relembra.

Somando essa experiência à presença de um hoteleiro na família, naturalmente nasceu em Maristela o interesse em abrir um hotel por volta de 2005. A partir de então, a empresária passou a estudar mais sobre gestão de hotelaria de luxo, combinando isso com viagens para conhecer melhor o segmento.

Além de advogada, Maristela também é geógrafa. Por isso, priorizou fazer um projeto de hotel sustentável, desenhado para garantir maior iluminação e frescor natural, além de tratamento acústico e alta eficiência energética.

“Associada a essa preocupação socioambiental, como mãe, gosto da parte humanizada”, afirma a empresária. “Vejo a hotelaria não apenas como uma fonte de renda, mas como uma forma de ter contato com pessoas. O que a pandemia despertou, nós já fazíamos desde que abrimos, que é este atendimento humanizado. Costumamos até dizer que ‘nosso hóspede não vive experiências aqui, mas que despertamos neles sensações”, completa.

Performance

Seguindo essa proposta, o Vie Hotel vem apresentando resultados positivos, apesar da chegada de vários concorrentes na cidade. Em janeiro, por exemplo, o RevPar foi de R$ 162, quase o dobro da média de 2021 (R$ 88). A ocupação, por sua vez, bateu em 62%, 22 pontos percentuais acima dos registrados em igual mês do ano passado. Já a diária média ficou em R$ 232, alta de 18% na mesma base de comparação.

Em relação ao perfil do hóspede, Maristela viu uma mudança que muitas outras propriedades no país observaram. Se, antes da pandemia, a demanda era quase que totalmente corporativa, com os efeitos da Covid-19 no mercado passou a receber mais famílias nos finais de semana, além de sediar formaturas.

Mesmo assim, o hotel ainda conta com 80% de público corporativo, com destaque também para o segmento de eventos. Segundo Maristela, atualmente o faturamento do hotel se divide entre hospedagem, com 70% da receita, eventos (25%) e A&B (Alimentos & Bebidas) (5%).

Em sintonia com a estratégia humanizada do hotel, o canal proprietário é o que mais gera demanda no Vie Hotel. Hoje, segundo a direção do empreendimento, 70% das reservas são diretas. OTAs (20%) e agências (10%), por sua vez, têm participação bem menor da Distribuição.

Estrutura

O Vie Hotel disponibiliza 80 UHs de luxo, que contam com room service 24h, servindo o café da manhã nas portas, se for a preferência do hóspede. O hotel também conta com serviços de lavanderia e bar, além do Restaurante Comendador Vicente, que serve as três refeições do dia.

Para eventos, o empreendimento dispõe de quatro diferentes espaços, incluindo auditórios e salas de reuniões. Somados, podem comportar mais de 380 pessoas em auditório.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Vie Hotel