A hotelaria perdeu hoje (28) um nome extremamente importante. Menache Hamaoui, diretor geral da Onix Hotelaria, fez sua passagem durante a madrugada em São Paulo, aos 70 anos de idade. Muito conhecido por sua atuação no setor, o empresário comandava sua própria rede de hotéis desde 1999. Algumas figuras notáveis do setor falaram sobre a contribuição do executivo durante sua carreira.

“O Menache foi o primeiro executivo da nossa entidade, ajudando em toda a implementação, abertura, enfim, toda a organização que o momento exigia”, pontuou Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), em entrevista ao Hotelier News.

“Além disso, é necessário ressaltar a contribuição dele para o setor de hospitalidade como um todo, sendo um dos pioneiros no segmento de flats e apart-hotéis no final dos anos 80 e início dos 90, abrindo o caminho para o surgimento dos condo-hotéis. Esse pioneirismo fez toda a diferença, com certeza”, complementa.

Peter Kutuchian, fundador e CEO do Hotelier News, também lamentou a partida de Hamaoui. “Conheci o Menache em 2002, quando ele era diretor-executivo do FOHB. Eu trabalhava na webBusiness, comercializando o primeiro motor de reservas do país, o e-Reserva. Nossa ancestralidade favoreceu uma empatia instantânea e, olha, se tivéssemos um tabuleiro de gamão ali, com certeza teríamos rolado os dados em meio a baforadas churchilianas”, lembra.

“Mais recentemente, bem antes da pandemia, estávamos sempre em contato nos encontros da Skal. Envio meu abraço fraterno aos familiares, clientes, fornecedores e associados. Que a jornada do Menache Hamaoui seja alegre, tendo sempre em seu coração o amor fraterno e o perdão. Daí para mais um passo rumo à evolução”, completa.

Outro nome importante que prestou homenagens ao executivo foi Móris Litvak, fundador da webBusiness. “Meu primeiro contato com o Menache aconteceu há uns 20 anos. Como eu comercializava um sistema de reservas, o nosso meio de convívio era o mesmo. E ainda éramos vizinhos na Avenida Faria Lima, onde tínhamos nossos escritórios”, comenta.

“Frequentemente, almoçávamos juntos. Era uma pessoa jovial, alegre, sempre bem disposta. Fiquei chocado com o falecimento dele. Uma pessoa que tinha muito para produzir, com apenas 70 anos. Vai ficar na memória de muita gente da hotelaria. Memória boa. Espero que encontre seu lugar lá no céu, ao lado de Deus”, destaca.

Walter Teixeira, presidente da Skal-SP, também prestou sua homenagem ao empresário. “Nossa sincera homenagem ao grande amigo e skalega, Menache Hamaoui. Nos conhecemos há mais de 40 anos, ele na hotelaria e eu na aviação. Entramos praticamente juntos na Skal, no final da década de 80. Um grande homem, perda enorme para o setor de turismo. São 50 anos de trabalho na indústria, principalmente na hotelaria”, afirma.

“Era um grande empreendedor e durante a pandemia mudou um pouco de ramo. Vá em paz, meu amigo. Em nome de toda a Skal-SP, desejamos que você seja muito feliz em sua nova vida”, finaliza.

Menache Hamaoui: trajetória

Hamaoui possuía formação em Marketing Hoteleiro e Relações Comerciais. Era conhecido por sua atuação em grandes redes hoteleiras. Iniciou sua carreira em 1978, exercendo o cargo de gerente de Vendas da marca Novotel, da Accor, função na qual permaneceu por dez anos.

Em seguida, trabalhou como diretor comercial da Hotéis Horsa, atuando por pouco mais de um ano. Seu passo seguinte foi assumir a cadeira da presidência da AHR Hotéis e Residence, atuando no cargo de 1988 a 1999, ano do surgimento da Onix Hotelaria, que possui sete empreendimentos.

Além do trabalho no setor hoteleiro, Hamaoui também comandava uma rede de farmácias. O empresário deixa filhos e o sepultamento ocorrerá ainda hoje no cemitério do Butantã, na capital paulista.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal