No Hotelier News, escrevo bastante sobre experiência, atendimento ao cliente e qualidade de serviço. Agora, não é sempre (apenas nas viagens a trabalho) que consigo vivenciar essa dinâmica hoteleira, principalmente em outro país. Então, quando o convite da Marriott International chegou para eu dar minha perspectiva de hóspede, e não de jornalista, em um dos hotéis da rede norte-americana no Chile, foi algo enriquecedor. Ao retornar para casa, fiquei pensando em como transmitir minha passagem pelo W Santiago a vocês, leitores. O resultado está abaixo e já aviso que o texto está um pouco diferente do que você está acostumado.

A chegada a Santiago, por si só, já vale a viagem. Sobrevoar a Cordilheira dos Andes e apreciar as montanhas nevadas, mesmo em plena primavera, é inesquecível. Era minha primeira vez no Chile, e a paisagem que rodeia a capital deixou um gostinho de quero mais. Com certeza voltarei.

Então, vamos ao que interessa. Ao contrário do que diz o título, não foi um dia, mas um final de semana de experiências no W Santiago. A proposta da Marriott era de três dias de nothing-cation (férias para fazer nada), onde a maior preocupação é relaxar. Spoiler: posso dizer que fiz de tudo, menos nada. E ainda bem.

A propriedade do portfólio de luxo da rede norte-americana está muito bem localizada no bairro El Golf, no distrito de Las Condes, uma região nobre de Santiago, que mistura gastronomia, entretenimento e negócios. Lembrou-me um pouco a região da Faria Lima, em São Paulo, só que mais arborizada e organizada.

Assim que cheguei no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, deparei-me com um funcionário segurando uma placa do hotel no desembarque. Afinal, fui a Santiago com todas as regalias possíveis de um verdadeiro membro do Marriott Bonvoy, o programa de fidelidade da rede.

Com um transporte exclusivo, cheguei ao hotel no final da tarde de sexta-feira, por volta das 18h. Meu quarto era da categoria Wonderful, com cama king-size, banheira, frigobar, cafeteira, além de uma varanda de respeito com vista para a avenida Isidora Goyenechea. Vale destacar que o W Santiago possui uma oferta de 196 acomodações de diferentes configurações.

quarto

Acomodação da categoria Wonderful tem vista incrível

Brunch noturno: uma boa ideia

Antes de começar a narrativa, vale destacar o atendimento da equipe de PR (Public Relations), que me deu todo o suporte necessário com um itinerário que mesclou bem-estar, experiências gastronômicas e entretenimento. Pois bem, malas no quarto, era hora de iniciar a programação.

Às sextas-feiras, o W Santiago promove um Night Brunch no NoSo, seu restaurante principal. Uma boa sacada para quem gosta do bom e velho sistema de bufê, mas sem perder o requinte de um empreendimento de luxo. Petiscos, cozinha show, pratos quentes e frios, saladas e ostras são apenas uma amostra da oferta de self service.

Para beber, espumante à vontade, drinks, cervejas, água, sucos e refrigerantes. A trilha sonora da noite ficou por conta de um DJ que trouxe uma playlist diversificada, mas que se sobressai no house e techno.

Como fui presenteada com uma garrafa de vinho chileno pela equipe, fui conhecer o rooftop e degustar uma taça. Uma curiosidade de Santiago é que às 20h30 ainda estava claro, o que me permitiu apreciar a vista para a Cordilheira. Com certeza um dos grandes diferenciais da propriedade.

NoSo

NoSo mistura requinte e descontração

Bem-estar e personalização

O sábado começou com a minha parte favorita em qualquer estada: o café da manhã. Para mim, o ponto alto de uma hospedagem e um grande termômetro da qualidade de um hotel. Também servido no NoSo, o desayuno do W Santiago traz clássicos hoteleiros, como ovos mexidos, omeletes, frutas e frios, com elementos encontrados apenas em propriedades de alto padrão, como mimosas, presunto cru, entre outros itens.

Segui meu itinerário e fui para uma gym class na academia O2FIT, sem dúvidas o melhor fitness center dentro de um hotel que já conheci. Fiz uma aula de spinning para queimar o brunch da noite anterior e saí para desbravar o entorno da propriedade no meu tempo livre.

Na volta desse passeio, um merecido almoço no NoSo com opções é à la carte e um menu para todos os tipos de paladares, com sugestões de massas, saladas, frutos do mar, carnes e aves. Optei por uma massa recheada de brócolis com molho de cogumelos e um suco de laranja. Além de pratos generosos, o atendimento da equipe do restaurante também é um destaque à parte.

Apesar do calor, preferi não entrar na piscina do rooftop para conhecer o Mirador Sky Costanera – mirante mais alto da América do Sul, com 300 metros de altura, localizado no edifício Gran Torre Costanera. Um dos principais pontos turísticos de Santiago, você consegue ter uma visão 360º da capital e da Cordilheira dos Andes. Isso a apenas 10 minutos andando do hotel.

A saída do Mirador cai dentro de um shopping com supermercado. E, como era um sábado pós-Black Friday, aproveitei boas ofertas de vinhos chilenos para trazer para casa.

No final da tarde, participei de uma Gin Class com outros hóspedes de diferentes nacionalidades. Promovida pelo Gin Proa, marca chilena do destilado, a aula ofereceu degustações da bebida e ensinou o preparo de dois drinks com o auxílio de uma mixologista, que também deu dicas de harmonizações.

Para finalizar o sábado, jantar no Karai by Mitsuharu, restaurante de culinária oriental, mas que também oferece refeições de outras nacionalidades no cardápio. O espaço gastronômico é disputado tanto por hóspedes, quanto passantes, sendo uma opção de destaque na capital chilena, que fica quase sem mesas aos finais de semana.

Com uma forte proposta de personalização, assim que cheguei a hostess me perguntou sobre restrições alimentares. Acomodada na mesa, o garçom já sabia que sou vegetariana e destacou algumas opções do menu, além de explicar minuciosamente outras tantas que não estavam descritas na carta. No final das contas, pedi um prato peruano.

Karai

No Karai by Mitsuharu, o foco é culinária oriental

Entretenimento para hóspedes e passantes

Após o café da manhã, fiz uma caminhada por El Golf, um bairro cheio de praças que fecha algumas vias para ciclistas e passantes aos domingos. De volta ao hotel, aproveitei o Sunday Brunch, nos mesmos moldes do realizado às sextas-feiras. Comi e fui para o meu quarto fazer a massagem proposta na programação.

Carro-chefe na oferta de entretenimento do hotel, o RED2ONE é o bar localizado no rooftop da propriedade. Aos domingos, o espaço promove o Sunday Funday, um sunset regado a música e coquetéis que atrai tanto hóspedes, quanto o público de fora. Inclusive, havia muitos brasileiros por lá. Nos demais dias da semana, o bar funciona normalmente.

No retorno para o Brasil, encontrei atletas paralímpicos brasileiros que estavam em Santiago para os Jogos Parapan-Americanos, que ocorreram entre os dias 17 e 26 de novembro. E foi em clima de festa brasileira, já que nosso país foi o campeão da competição, que me despedi do Chile.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Marriott International