Lílian Mendonça, gerente do Uberaba Apart Hotel
(foto: divulgação/Mercado de Comunicação)

Com foco e organização, Lílian Pinto Ladeira Mendonça desenvolve uma carreira que prioriza o bom relacionamento não somente com os clientes, mas tmabém com os funcionários, de modo a criar e promover um ambiente proveitoso e satisfatório para todos.

Atual gerente do Uberaba Apart Hotel, a executiva se formou em Administração de Empresas pela PUC – MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) e reconhece que o curso escolhido contribui pra uma visão abrangente sobre as burocracias relacionadas a empresas e modos de desenvolver uma comunicação interna sólida que se reflete no relacionamento com o cliente. “A administração de um empreendimento hoteleiro é uma atividade bem ampla e diversificada, são vários detalhes que não podem passar despercebidos em cada setor. A preocupação com o bem-estar do cliente deve ser item primordial no dia a dia do gestor”, afirma Lílian.

O primeiro contato que a profissional teve com a hotelaria foi no empreendimento Promenade Apart Hotéis, em Belo Horizonte, onde permaneceu por seis anos. A experiência foi descrita por ela como enriquecedora, no sentido de que contribuiu para a assimilação e aprendizado a respeito do mercado hoteleiro e seu funcionamento administrativo. Na empresa, Lílian não só lidava com os funcionários, acompanhando e supervisionando suas atividades, como atuava na recepção de clientes. Além disso, controlava as atividades financeiras do empreendimento, bem como buscava estratégias de otimização de custos e cumprimento de metas. Ainda durante sua permanência da unidade, atuou como gerente deste e outros hotéis da Rede Promenade.

No início deste no ano, a executiva abraçou outro desafio ao assumir a gerência do Uberaba Apart Hotel (UAH), estabelecimento administrado pela CHA, em Minas Gerais. "Um dos desafios iniciais foi conquistar a confiança da equipe e fazer com que todos se envolvessem e dessem o melhor de si em suas atividades”, detalha. “Procuro sempre valorizar os talentos humanos, permitindo ter uma equipe mais equilibrada, desta forma podemos observar que o desempenho de cada um melhorou. Consequentemente, a satisfação do nosso cliente aumentou”, complementa.

Sobre as dificuldades de gerir uma unidade hoteleira, Lílian destaca a necessidade de um eixo sólido de organização, o qual deve ser estável e saber atender as demandas internas e externas. “Um bom gestor tem que ser comunicativo, entender a importância de sua equipe, ter uma visão ampla do negócio e, acima de tudo, dar bons exemplos. Estar sempre disponível e atento aos detalhes e novidades são fatores que também contribuem para o sucesso nesta profissão”, explica. Nesse sentido a gerente observa um aumento significativo da presença feminina nestes espaços. “O famoso feeling feminino nos deixa a vontade para tomar decisões acertadas além de termos uma visão crítica aguçada na questão de limpeza e padronização”, conclui.

Embora manuseie com afinco os instrumentos que a faculdade de Administração proporcionou, Lílian gosta de investir em conhecimento, por isso busca realizar cursos via internet de curta duração e participar de palestras. “Os últimos certificados foram nas áreas de Hotelaria Hospitalar, buscando maior conhecimento em técnicas de limpeza/desinfeção e humanização, além do certificado do Programa Ambientação, que envolve o consumo consciente e gestão de resíduos na hotelaria. Atualmente, estou aprimorando os conhecimentos sobre etiqueta relacionada a restaurante e hotelaria”, comenta.

Hoje a profissional lê o cenário econômico da região de Uberaba como em constante expansão, o que impacta na malha hoteleira, que vêm ganhando um caráter mais competitivo. ”As alterações feitas na Secretaria de Turismo nos levam a crer que teremos melhorias no setor, o Convention Bureau ameaça reagir, a ACIU está com treinamento agendado para este mês com o tema O Turismo em Minha Cidade…Ou seja, estamos nos alinhando na direção de uma melhor exploração deste segmento rural”, explica. 

Serviço
https://uberabaapart.chahoteis.com.br/