Turistas
(imagem: elvisarsy.blogspot.com)

A pesquisa Perfil do Turista e dos Segmentos de Oferta – Comportamentos e Percepções, produzida pelo Sebrae e pela CNTur (Confederação Nacional do Turismo), mostrou que o viajante brasileiro está se tornando um cliente mais exigente. Isso porque, de acordo com Luciana Thomé, consultora da CNTur e que coordenou a pesquisa, este turista está acumulando mais experiência.

Com o maior volume de viagens, cresce também o posicionamento crítico do brasileiro. Segundo Luciana, essas informações devem servir de alerta para os destinos e as empresas. “O cliente está acenando que está menos tolerante a falhas. O brasileiro tem uma grande motivação com a oferta interna, porém ainda há detalhes que precisam ser melhorados”, diz.

O estudo foi aplicado nas cinco regiões do País e envolveu cerca de cem pessoas durante quatro meses de trabalho. Entre todos os perfis pesquisados – jovens, casais com filhos, solteiros, classes B2, B1, C e pessoas com mais de 55 anos – que viajaram nos últimos 12 meses, os sentimentos comuns de insatisfação referem-se principalmente ao alto custo das viagens, à qualidade do atendimento e à sensação de se sentir enganado em relação ao preço de mercadorias e serviços.

“Os brasileiros querem mais do que apenas uma viagem. Querem experiências e ter sensações exclusivas. Isso eles encontram no Brasil”, explica a pesquisadora.

Serviço
www.agenciasebrae.com.br
www.cntur.com.br