A ABIH-SP mobiliza apoio às famílias desabrigadas e desalojadas pelos deslizamentos de encostas decorrente da enchente que afetou a população residente nas praias de Boiçucanga, Camburi, Baleia, Sahy e Juquehy, no Litoral Norte de São Paulo. Informações para os hotéis e profissionais do setor hoteleiro interessados em contribuir estão na imagem abaixo.

Litoral Norte - mobilização pela enchente - infos bancárias

Com 40 mortes confirmadas e mais de 750 desabrigados, segundo dados da Defesa Civil de São Paulo até terça-feira (21), a enchente que atingiu municípios do Litoral Norte no fim de semana passado vem deixando um rastro de destruição e  danos ainda incalculáveis.

De acordo com o governo paulista, em menos de 24h o acumulado de chuva ultrapassou os 600 mm (milímetros) em alguns pontos do litoral. As áreas mais atingidas foram Bertioga (683 mm) e São Sebastião (627 mm). Tais índices pluviométricos estão entre os maiores já registrados no país em curto período, incluindo ocasiões decorrentes de ciclones tropicais.

As praias mais atingidas ficam na costa sul de São Sebastião. A região concentra cerca de 57 (25%) dos mais de 230 hotéis e pousadas existentes no município paulista.

“Estamos arrecadando recurso financeiros, água, alimentos, colchões e lençóis doados para a Defesa Civil e Fundo Social de Solidariedade do estado de São Paulo, conforme alinhamos durante reunião realizada com o Roberto Lucena durante o Carnaval”, informa, Ricardo Roman Jr., presidente da ABIH-SP, em referência ao secretário estadual de Turismo de São Paulo.

A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem na região durante o feriado do Carnaval alcançou 80%, informa a ABIH-SP. Segundo a entidade, o percentual supera a performance registrada em 2019, antes da pandemia, quando o indicador bateu em 70%.

“A melhora do tempo a partir de domingo, aliada à dificuldade de deslocamento por conta de bloqueios nas estradas, manteve elevada a taxa de ocupação da maioria dos meios de hospedagem do Litoral Norte”, informa Rodrigo Tavano, vice-presidente da ABIH-SP, sediado em Caraguatatuba (SP).

Apoio aos hotéis

Em paralelo, o governo de São Paulo se mobilizou para apoiar os empresários do setor de turismo do Litoral Norte. Por meio da Setur-SP (Secretaria Estadual de Turismo e Viagens de São Paulo), uma linha emergencial foi disponibilizada para atender aos profissionais do setor que precisem de apoio para restabelecer a infraestrutura de seus empreendimentos.

Litoral Norte - mobilização pela enchente - Ricardo Roman Jr

Roman Jr: linha de crédito será importante

O pacote para os atingidos pelas chuvas pode conter várias melhorias nas condições de crédito, como juros competitivos, prazos diferenciados, flexibilidade nas consultas cadastrais, garantias com 100% de Fundo Garantidor e suspensão, por 90 dias, de pagamento de parcelas de contratos formalizados pelas empresas da região com a DesenvolveSP.

Hotéis, pousadas, restaurantes e demais empresas do setor podem solicitar o serviço de crédito turístico. O pré-cadastro pode ser feito pelo https://bit.ly/3SlUUxI.

“O crédito ágil vai ajudar na absorção do impacto e na recuperação da região”, afirma Lucena. O preenchimento do pré-cadastro contém um campo chamado “finalidade de crédito” que deve ser preenchido com “Emergencial Chuvas”, acionando imediatamente uma equipe de plantão, que entrará em contato com os solicitantes.

“A agilidade do governo do estado via Setur-SP no atendimento às demandas da hotelaria paulista tem sido crucial no atual momento. Agradecemos muito a prontidão do secretário Lucena no apoio ao setor”, finaliza Roman Jr.

(*) Crédito da capa: Rovena Rosa/Agência Brasil

(**) Crédito da foto: Divulgação/ABIH-SP