Centro de Eventos do Ceará, um dos atrativos turísticos da região
(foto: divulgação) 

O Ceará foi o estado do Nordeste que gerou mais empregos no setor de Serviços durante o mês de julho último, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. No saldo de empregos formais, foram registrados 2.064 postos de trabalho, sendo 1.226 impactados pelo turismo, segundo apurou a reportagem.

Dentre os setores da economia impactados pelo turismo, os que mais contribuíram para o resultado no Ceará foram Alojamento e Alimentação. No período correspondente ao primeiro semestre do ano, o mesmo setor apresenta um saldo de 4.444 empregos.

(Fonte: MTE – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Lei 4923/65)

Os resultados fazem com que o Estado cearense represente cerca de 51,6% dos empregos gerados na região Nordeste.

A Bahia aparece em segundo lugar com 661 registros de emprego; Rio Grande do Norte em terceiro, com 593; e Sergipe, em quarto lugar, com 492 empregos. No acumulado do período de janeiro a julho, o Ceará ficou com 15.270 postos no setor de serviços.

O mês de julho é definido como alta temporada, uma vez que ocorrem as férias escolares. Na avaliação do secretário do Turismo cearense, Bismarck Maia, a inauguração do CEC (Centro de Eventos do Ceará), ocorrida no último dia 18, deve aumentar o fluxo de visitantes nos próximos meses – requerendo mais mão de obra.

“A média da ocupação hoteleira ultrapassa os 90% na alta estação. Com o Centro de Eventos esperamos alcançar essa média durante o ano inteiro. Já temos mais de 70 eventos agendados no local até o fim do próximo ano”, adianta.

Serviço
www.ceara.gov.br