Natural de Alegrete (RS), Rui Medeiros é um grande apreciador do futebol e torcedor do Grêmio. Em seu tempo livre, gosta de levar os filhos ao estádio para assistir aos jogos do tricolor gaúcho, além de praticar padel e surf. Amante de um bom vinho, não dispensa um churrasco ao lado de amigos e familiares.

No início de 2022, Medeiros foi nomeado como diretor Regional de Operações da Atrio Hotel Management após reestruturações no corpo executivo da operadora. Formado em Hotelaria pela Universidade Caxias do Sul, o profissional possui MBA em Gestão Financeira com ênfase em Custos e Resultados pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Sua trajetória no setor hoteleiro começou em 1993, no Solar Porto de Galinhas. Com 27 anos de experiência, Rui Medeiros trabalhou por 25 anos em empreendimentos com bandeiras da Accor, sendo 10 anos pela rede francesa e 15 na Atrio.

Três perguntas para: Rui Medeiros

Hotelier News: Uma das estratégias de expansão da Atrio é por meio de conversões. Qual a relevância desse movimento para a operadora?

Rui Medeiros: Sim, sempre foi uma das estratégias de crescimento da Atrio Hotel Management e hoje somos a terceira maior administradora hoteleira do Brasil. Fazemos a gestão de 73 hotéis, sendo que 51% do nosso portfólio foram conversões. O mercado está muito ativo para este modelo, pois muitas operadoras estão saindo do negócio e existem investidores insatisfeitos com algumas operações. Estamos surfando essa onda e durante a pandemia convertemos 16 hotéis, com o plano de chegar a 100 empreendimentos administrados até 2023. O crescimento por meio de conversão é prioridade por ser mais rápido do que greenfield.

HN: Quais as regiões com maior potencial de crescimento do portfólio? A pandemia alterou os mercados prioritários da operadora?

RM: Nossa meta é entrar em mercados importantes, como São Paulo, Fortaleza, Salvador, Recife e João Pessoa, indo além de cidades próximas aos grandes centros. A pandemia trouxe muitas dificuldades, mas abriu oportunidades. Uma delas foi o nosso crescimento em conversões no estado de São Paulo, onde administramos 22 hotéis, mas nenhum na capital. Faremos nos próximos meses as conversões de administradora no ibis Santo André e ibis Guarulhos.

HN: Para 2022, o que a Atrio busca priorizar em suas operações?

RM: O ano de 2022 começou com um importante plano de reestruturação executiva na Atrio, marcado por promoções e novas contratações, visando preparar a companhia para um crescimento consistente e com capacidade de entrega de resultados. Com as mudanças, estamos trabalhando na gestão de receitas, redução de custos, qualidade, cuidado com o patrimônio, desenvolvimento das pessoas, além do uso de tecnologias para inovar e melhorar ainda mais a produtividade.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal