Pai de Lara e Matheus e casado com uma hoteleira, Ronei Borba ama esportes radicais como paraquedismo e motocross, além de praticar escalada e rapel desde os 15 anos. Debaixo do terno de hoteleiro, habita um roqueiro que já teve cabelo comprido e que tocava baixo em uma banda de garagem com os amigos. O exceutivo também não consegue deixar de assistir Senhor dos Anéis e Harry Potter quando está passando na TV e leu todos os livros de Brené Brown.

Formado em Gestão Financeira pela Universidade Anhembi Morumbi e em Hotelaria pela Eniac, o profissional possui também MBA em Hospitality Management (IHMP Accor / França) pela Essec Business School.

Acumulando mais de 19 anos de experiência no ramo, Borba atua diretamente nos segmentos de luxo e premium. Chegou a trabalhar em multinacionais como a Accor e Posadas, com passagens em diversas áreas operacionais e comerciais na hotelaria, até chegar na gestão dos hotéis Grand Mercure Vila Olimpia e Pullman Vila Olimpia.

Ronei Borba é o convidado do Hotelier News para participar da sessão do Três perguntas para de hoje (30) e contar um pouco mais sobre os hotéis que gerencia, bem como suas percepções e perspectivas sobre o setor como um todo.

Três perguntas para: Ronei Borba

Hotelier News: Sempre recebemos informações de novidades na gastronomia e coquetelaria do Pullman SP Vila Olímpia. Para você, qual a importância desse departamento para o desempenho do hotel?

Ronei Borba: Principalmente nos hotéis upscale, a gastronomia e coquetelaria, possuem protagonismo, pois não são apenas parte dos serviços de um hotel, mas utilizadas como potenciais momentos de surpreender o hóspede ou cliente de eventos com experiências únicas. Com isso, a expectativa de gerar receita ao hotel também aumenta. Por isso, tratamos nossos restaurantes com nome próprio e identidades únicas, concorrendo não só com espaços ao redor do hotel, mas de toda cidade de São Paulo.

Esta estratégia é associada ao desenvolvimento de ambientes agradáveis, inovadores e instagramáveis, uma oferta de alimentos e bebidas de alto nível e foco no treinamento em pessoas, que são responsáveis por fazer a conexão emocional com os hóspedes e clientes na entrega de nossa promessa de experiência.

Como gerente geral do combo de hotéis Pullman Vila Olímpia e Grand Mercure Vila Olímpia, exploramos todas as possibilidades que nosso icônico lobby nos oferece, com DJs todos os dias, eventos de arte ao vivo, Jazz, oficinas, barbearia, campeonatos e aulas de gastronomia e bar, entre tantos outros.

HN: Há também expressivos investimentos e testes de novas tecnologias no empreendimento. Por que é importante estar atento às inovações?

RB: As inovações acompanham o dia a dia de nossos hóspedes e os hotéis precisam acompanhar este movimento. Como o aumento do consumo de streamings, o acesso via QRCode às informações dos hotéis, facilidades no check-in e check-out, equipamentos rápidos e de última geração, a interação com os potenciais hóspedes pelas redes sociais e os feedbacks pelos diversos canais online. Além de inovações nas estruturas e ferramentas utilizadas pela equipe de suporte do hotel, que agilizam processos, conduzem as equipes com agilidade no repasse de informações e assim otimizam o tempo e aumentam a qualidade da entrega.

HN: Quanto ao mercado corporativo e de eventos, como está a demanda para 2023?

RB: O ano de 2023, estará ainda mais aquecido que 2022, pois as incertezas políticas já passaram, a economia tende a reaquecer e já podemos notar isso pela reavaliação de todo o setor na precificação de seus serviços na hotelaria, que em média carrega um orçamento de 11% a 20% maior do que o orçado para 2022. Isso nos cria a expectativa de um ano onde venderemos mais, melhor e com muito mais qualidade.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor