Rodrigo Pinto é um grande adepto da prática de esportes e tem um estilo de vida saudável, frequentando a academia ao menos cinco vezes por semana, alternando os treinos entre musculação e aeróbica. Além disso, o presidente da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba) possui uma playlist chamada “Good Morning”, que serve de trilha sonora para a rotina de exercícios e o ajuda a acordar mais energizado. Entre seus artistas mais ouvidos estão Metallica, AC/DC, Queen e Johnny Cash. Mesmo nas horas vagas, ele gosta de estudar sobre mercado financeiro, operações de compra e venda de ativos, entre outros assuntos.

Pinto é graduado em economia pela UFBP (Universidade Federal da Paraíba) e possui pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Além disso, também atua como diretor do Best Western Hotel Caiçara, em João Pessoa.

Hoje (9), Pinto é o convidado do Hotelier News para mais um Três Perguntas, no qual fala da situação da hotelaria paraibana, bem como os desafios a serem enfrentados no período de retomada.

Três perguntas para: Rodrigo Pinto

Hotelier News: Com a economia desacelerando, desemprego ainda alto, qual seu grau de otimismo em relação à baixa temporada? A sazonalidade será mais marcante em 2022, passado a euforia de viagens após o período de confinamento?

Rodrigo Pinto: A hotelaria da Paraíba passou de 15 a 16 meses trabalhando abaixo do ponto de equilíbrio financeiro, e muitos hotéis fecharam as portas por pelo menos seis meses. Dos que não fecharam, boa parte acabou se endividando, o que faz com que tenhamos uma grande conta a ser paga. Neste primeiro momento, estamos tendo uma euforia inicial, que tem se mostrado desde julho, com crescimento de 15% a 20% em relação ao mesmo período de 2019, período pré-pandemia. O grande desafio vai se dar após o carnaval, quando vai começar a baixa estação.

Neste período, teremos que fazer uma análise de como a hotelaria vai se comportar, porque muitos costumes mudaram durante a pandemia, tendo em vista que os encontros virtuais contribuíram bastante para esta mudança. Atualmente, representantes comerciais estão fazendo suas reuniões online e ainda não sabemos como vai se dar essa questão do turismo corporativo e de eventos, já que o modelo híbrido está sendo adotado permanentemente pelas empresas, diminuindo o fluxo de turistas que viriam mais na baixa estação para o nosso destino.

Temos uma grande conta a ser paga e precisamos passar por um grande período de recuperação para que essas dívidas sejam colocadas em dia. Estamos intensamente focados, juntamente com o governo do Estado, da PBtur Empresa Paraibana de Turismo) e Setur-PB (Secretaria de Turismo da Paraíba), realizando um trabalho intenso para desenvolver agenda para a baixa estação, com o intuito de viabilizar eventos que gerem fluxo para João Pessoa até dezembro de 2022. Costumamos dizer que o turismo pode até ter parado, mas o trade não parou um só instante, pensando em soluções para quando a retomada viesse, acontecesse de forma rápida, a fim de recuperar o setor.

HN: Você acredita que o surgimento da nova variante da Covid-19 pode frear este processo de retomada?

RP: Sinceramente, eu espero que não. Para isso, devemos acompanhar essa evolução dos estudos acerca dessa nova cepa, que parece menos agressiva. Mas obviamente precisamos tomar nossos cuidados, com responsabilidade, para evitar não só uma nova onda, mas também o colapso do nosso sistema de saúde, o que geraria novas restrições, que acredito que o setor não aguentaria.

HN: Com o cancelamento das festividades de réveillon na capital João Pessoa, aliado à incerteza em relação ao carnaval, como a ABIH-PB tem atuado no sentido de fomentar opções alternativas e ao mesmo tempo seguras para garantir o fluxo de turistas no estado?

RP: Esse cancelamento foi apoiado pela ABIH-PB, inclusive, a fim de evitar aglomerações e aumento do contágio. Por outro lado, foi mantido o Natal dos Sentimentos, que acontece de 6 a 26 de dezembro, que acontece em João Pessoa. As reservas para o Réveillon podem ter caído um pouco e possivelmente cairão para o carnaval, mas o fato de permanecermos abertos e promovermos a flexibilização, acredito que teremos a possibilidade de manter um ambiente seguro para receber os turistas.

Além disso, estamos buscando intensamente famtours e prospectando eventos através do nosso Convention Bureau. A ABIH também tem incentivado seus associados a conseguir orçamento para as redes sociais e impulsionamento de mídia gerada pelos órgãos de turismo não só da capital, mas do estado como um todo. A participação em eventos, capacitação de profissionais, realização de roadshows e campanhas de mídia digital também estão entre nossas principais ações.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal