A entrevistada de hoje (4) no Três perguntas para adora passar o tempo livre com a família, amigos, viajar e, como boa concierge que é, explorar a cidade e conhecer lugares novos, além de revisitar os que já conhece. Estamos falando de Priscila Medeiros, vice-presidente de Desenvolvimento da Les Clefs d’Or Brésil para o próximo biênio.

A executiva possui graduação em Turismo pela Universidade Estácio de Sá, concluída em 2014. Ainda antes de se formar, já atuava na hotelaria, trabalhando na recepção do Sheraton Barra, no Rio de Janeiro, de 2012 a 2015. Logo em seguida, assumiu o posto de concierge do Sheraton Rio, onde permanece desde então. Entrou na Les Clefs d’Or em 2016, com a mentoria e suporte da chefe concierge Livia Loureiro.

No bate-papo com a reportagem do Hotelier News, Priscila fala sobre os objetivos na nova função na associação, entre outros pontos. Confira!

Três perguntas para: Priscila Medeiros

Hotelier News: Recentemente, você assumiu a vice-presidência de Desenvolvimento da Les Clefs d’Or Brasil. Quais seus principais objetivos e desafios à frente do cargo?

Priscila Medeiros: No Brasil, a profissão ainda é pouco conhecida, mesmo por quem trabalha no meio. Queremos que as pessoas saibam e reconheçam a importância do concierge para um atendimento personalizado e especializado. A ideia é nos aproximarmos dos hotéis que ainda não possuem concierge oficialmente, encontrando potencias profissionais que possam ser desenvolvidos.

Além disso, queremos mostrar para os gestores como é importante ter esse profissional atuando no hotel, como um verdadeiro diferencial na qualidade do serviço prestado. A aproximação com a área educacional também é importante, para captar quem ainda está entrando ou vai entrar no mercado de trabalho. Não vemos muito material nos cursos de turismo e hotelaria sobre o trabalho do concierge. Precisamos ajudar a levar conhecimento pra esses estudantes. Assim conseguiremos ajudar no desenvolvimento da profissão e, consequentemente, a associação a crescer no nosso país.

HN: A nova diretoria da associação traçou uma série de objetivos e ações para o biênio, como a mudança de abordagem nas mídias sociais. Quais outras iniciativas estão previstas?

PM: Nossos principais objetivos nessa gestão são desenvolver as mídias sociais, transformando nossa página do Instagram em um city guide, com dicas valiosas para compartilhar. Esse reforço no mundo digital também ajudaria a projetar a imagem do concierge com o público brasileiro, fazendo com que os hóspedes saibam cada vez mais como podemos ajudar a tornar a viagem deles muito mais prática e prazerosa.

Também queremos trabalhar junto aos cursos de turismo, oferecendo palestras e materiais que forneçam mais detalhes sobre o trabalho do concierge. Dessa forma conseguiremos propagar informação e ajudar no legado da profissão. Temos também o projeto de lançar um livro contando a história da Les Clefs d’Or Brésil, de como a associação se inseriu no país e como foi se desenvolvendo até os dias atuais.

HN: Por fim, como você visualiza o setor em 2024? Na sua visão, enquanto gestora na associação, será um ano positivo?

PM: Depois da pandemia, nós vimos um desejo cada vez mais crescente nas pessoas em viajar e explorar. Isso se refletiu no crescimento do número de visitantes que o Rio, e o Brasil no geral, receberam nesse último ano, com recordes de arrecadação em 2023. Também temos visto alta ocupação em períodos que eram considerados de baixa temporada no passado.

A alta nos valores das passagens aéreas e a maior valorização dos destinos nacionais também têm feito com que as pessoas viajem mais dentro do país. Esse aumento no turismo doméstico foi um dos principais fatores responsáveis por esse crescimento. Acredito que em 2024 o número de turistas e arrecadação devem continuar crescendo e, com isso, precisaremos continuar melhorando a parte estrutural e formar cada vez mais mão de obra especializada e qualificada. É preciso trabalhar em questões delicadas em relação a infraestrutura e segurança, além de atuar para propagar uma imagem positiva do Brasil no exterior.

(*) Crédito da foto: Arquivo Pessoal