Com começo de carreira em projetos no PricewaterhouseCoopers, Michel Rochat tem uma vasta experiência no mercado hoteleiro. O CEO da EHL Group, no cargo desde 2015, já atuou anteriormente como diretor geral da unidade em Lausanne e tem vínculos com a instituição suíça há 11 anos.

Após Inés Blal, atual diretora da EHL, aceitar participar de uma das reportagens especiais sobre ensino da hotelaria, chegou a vez de Michel Rochat falar conosco sobre os planos, perspectivas e tendências para o turismo mundial.

Sem mais delongas, Bonne lecture (boa leitura)!

Três perguntas para: Michel Rochat

Hotelier News: Como você vê a recuperação da hospitalidade em todo o mundo? Quais tendências vieram para ficar? Por quê?

Michel Rochat: Enquanto o mundo começa a abraçar a nova normalidade e a olhar para o que ela pode representar à indústria da hospitalidade, nem é preciso dizer que a sustentabilidade, a segurança e a higiene permanecerão na vanguarda. Os clientes desafiarão as empresas do segmento sobre como gerenciar esses elementos durante sua estadia. Estratégias inovadoras relevantes terão de ser formuladas e implementadas em cada estabelecimento.

Na EHL, examinamos as tendências de viagens promissoras para 2021 e descobrimos que algumas das expectativas dos hóspedes se concentrarão em sustentabilidade, bem-estar e inovação tecnológica. Achamos que o futuro da indústria da hospitalidade é promissor, uma combinação de fatores como a pandemia Covid -19 e as restrições às viagens aumentaram o foco do consumidor no turismo sustentável. Isso explica o aumento do staycation, onde os turistas também podem optar por ficar mais perto de casa, não apenas por questões de orçamento, mas para reduzir seu impacto ambiental. À medida que o mundo, impulsionado pelas gerações mais jovens, se torna mais consciente do ponto de vista ambiental, a sustentabilidade parece ter realmente mudado o jogo de maneira duradoura.

As oportunidades para ofertas “fora do comum” continuarão a aumentar. Refúgios e regiões menos movimentadas se beneficiarão com isso. Haverá um retorno ao slowtravel, self-drive, touring e camping. Por último, haverá procura por apartamentos e ofertas de longa permanência com serviços, especialmente para os idosos que gostam de viajar. Em geral, o turismo doméstico e o turismo diurno crescerão.

HN: O aluno “forjado” neste ambiente pandêmico está mais preparado para as adversidades? Qual a diferença entre esse ex-aluno e aquele que já vivenciou essa situação no mercado de trabalho?

MR: A educação em hospitalidade não é apenas sobre conhecimento técnico, mas também sobre adaptabilidade de aprendizagem, empatia para com as equipes e clientes e fornecer abordagens inovadoras e sustentáveis ​​para problemas nunca encontrados antes – como a pandemia de Covid-19.

Hoje, hospitalidade é um termo genérico, que inclui todos os setores onde a satisfação do cliente é fundamental. Consequentemente, as habilidades sociais adquiridas na jornada de aprendizado de gerenciamento de hospitalidade são transferíveis para muitos setores diferentes. Enquanto muitos graduados da EHL ainda buscam carreiras nos setores de hospitalidade tradicional, cerca de metade deles trabalha em outros setores (por exemplo, finanças, imobiliário, luxo, consultoria, entre outros) entregando excelência em serviços aos clientes. A excelência no futuro será definida pela qualidade das interações humanas, o que explica por que outras indústrias estão recrutando ativamente graduados em hospitalidade.

Portanto, não acho que nenhum dos dois esteja mais preparado para a adversidade, porque os alunos e ex-alunos da EHL tendem a ser orientados para a ação e a solução, e muito poucos adotarão uma abordagem passiva para responder à crise do COVID. Contanto que eles tenham um plano de carreira claro em mente e identifiquem o grau certo para seguir esse caminho, acreditamos que eles continuarão a se esforçar.

HN: O que há de novo nos planos da EHL? Quais são as perspectivas para os próximos meses?

MR: Os últimos dois anos foram fundamentais para o EHL Group. Abrimos nosso terceiro campus internacional em Cingapura, que já recebeu seus primeiros alunos para cursos de curta duração de administração e receberá alunos de bacharelado em setembro de 2021. Fizemos bons progressos na expansão de nosso campus em Lausanne, que será oficialmente inaugurado em 2022 e oferecerá aos nossos alunos infraestruturas de primeira linha, como salas de aula modernas, equipadas com tecnologias de ponta, uma piscina, um jardim pedagógico orgânico e até uma pista de corrida.

Ao longo de 2020, como o resto do mundo, tivemos que transformar nossas ofertas digitais, modelos de ensino e sistemas que já estavam em vigor, mas aceleraram para a ação como resultado da pandemia. Em vez de criar uma solução temporária, mudamos nossos métodos de ensino digitalmente para garantir conteúdo educacional envolvente com os mais novos avanços tecnológicos para tornar o aprendizado mais divertido e memorável – e estes estão aqui para ficar.

Um exemplo concreto é o modelo de aprendizagem EHL Hyflex (Híbrido e Flexível), que é híbrido e oferece flexibilidade entre os mundos físico e digital. Hyflex não é uma tecnologia nova: foi criado pela San Francisco State University em 2005. Mas sua relevância tornou-se ainda mais clara, pois instituições acadêmicas em todo o mundo tiveram que passar para o ensino remoto no início de 2020. Isso O sistema separa a sala de aula em dois grupos de alunos: um grupo pode acompanhar o curso em sala de aula, enquanto os demais acompanham o curso ao vivo de sua casa. As presenças no local são organizadas em rodízio, para que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de presença no campus. O modelo HyFlex é um agente de mudança e convicção, ao mesmo tempo prático, justo e profissional. Ele oferece flexibilidade organizada para aprendizado no campus e remoto, com a chance de se atualizar sobre qualquer coisa perdida ao assistir novamente as aulas gravadas online dentro de 24 horas.

Para nós, Hyflex foi um passo adiante em uma oferta de educação mais digital, além de nosso curso baseado em realidade virtual e módulos online existentes. Atualmente, estamos trabalhando em um plano de longo prazo para expandir as oportunidades de aprendizagem ao longo da vida em oferta, com métodos de ensino combinados e conteúdo totalmente digitalizado. Devemos desenvolver um campus virtual a longo prazo que possa apoiar a aprendizagem experiencial e conexões dentro da comunidade, fora de nossos campos físicos.

Claro, os formatos digitais nunca serão capazes de substituir verdadeiramente as interações face a face e essa não é a nossa ambição. Nosso objetivo é complementar cada formato, proporcionando aos nossos alunos as melhores características dos dois mundos e expandindo suas oportunidades com mais flexibilidade para estudar em qualquer lugar.

(*) Crédito da foto: Divulgação/EHL Group