O entrevistado de hoje (28) do Hotelier News no Três perguntas para se dedica à sustentabilidade. Luiz Penna é diretor de Meio Ambiente da Associação Roteiros de Charme, uma entidade de hotéis sustentáveis que há 30 anos se dedica a implementar, no setor de hospedagem, seu código de ética e conduta ambiental que leva, inclusive, a chancela da ONU (Organização das Nações Unidas).

O mês de junho aborda a temática da sustentabilidade e, por isso, a Roteiros de Charme fez um chamamento a seus associados, hóspedes, visitantes, colaboradores, parceiros e comunidades locais para o engajamento em ações climáticas nos destinos. No período, a associação também está desenvolvendo a Viajante consciente prioriza hotéis sustentáveis, que convida os viajantes, hoteleiros e colaboradores a atuarem como multiplicadores da mensagem da sustentabilidade.

Penna é doutor em Ciências, com formação em Engenharia e Ciências Ambientais. Ele tem experiência de trabalho de mais de 40 anos no campo da gestão ambiental para o desenvolvimento sustentável junto a empresas, administração pública e organizações não governamentais. Desde 2003, desenvolve um trabalho de assessoria e treinamento junto à Roteiros de Charme, ajudando os hotéis a implementar práticas de sustentabilidade em suas operações. No Três Perguntas de hoje, ele fala de estratégias adotadas pela entidade para fomentar o ESG, entre outras questões. Confira!

Três perguntas para: Luiz Penna

Hotelier News: O ESG é o carro-chefe da Roteiros de Charme. Assim, como a associação tem trabalhado para conscientizar o viajante e tornar o turismo cada vez mais sustentável?

Luiz Penna: A Associação Roteiros de Charme nasceu há 31 anos, sob inspiração da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro – a Eco 92. Desde então, a entidade se dedica a agregar empreendimentos hoteleiros comprometidos com uma hotelaria de excelência em matéria de qualidade, responsabilidade social e ambiental.

Esta missão está no DNA da Associação e é descrita no seu Código de Ética e Conduta Ambiental, um compromisso assumido por todos os nossos integrantes. Cada associado é convidado a desenvolver em seu destino turístico um trabalho permanente de envolvimento de seus stakeholders. Buscamos que nossos associados atuem como multiplicadores de suas práticas sustentáveis para colaboradores, parceiros, comunidade e que sensibilizem também seus clientes para a causa. Agora em junho, comemorando o Mês do Meio Ambiente, a Roteiros de Charme lançou uma campanha educativa para sensibilizar os viajantes para a pauta da ação climática, através de conteúdos nas redes sociais e blog da associação.

HN: Dentro desse cenário, quais hotéis associados à Roteiros de Charme têm tido mais destaque na adoção de práticas ESG?

LP: Tomando como parâmetro o grau de engajamento do hotel com parceiros e comunidade em seus destinos, gostaria de salientar os resultados obtidos mais recentemente pela Pousada Toca da Coruja, na Praia de Pipa (RN), e seu envolvimento junto ao movimento Preserve Pipa. No sul do país, a Morada dos Canyons, na Serra do Faxinal (SC), vem implantando práticas exemplares dentro da abordagem ESG em matéria de hotelaria e hospitalidade.

Temos também um grande exemplo na Pousada do Toque, em São Miguel dos Milagres (AL), um empreendimento que já nasceu sustentável, com geração de energia limpa, gestão responsável de resíduos, apoio à causas sociais, além de uma grande autonomia no cultivo de frutas e hortaliças que abastecem a pousada e estão disponíveis para os colaboradores e suas famílias.

HN: Por fim, como você visualiza a sustentabilidade na hotelaria e turismo nos próximos anos?

LP: Impossível separar o que é tendência percebida do que é aposta no protagonismo dos empreendedores e viajantes conscientes contribuindo para a virada de página da sustentabilidade desse nosso planeta. Mas acreditando na nossa capacidade de sobrevivência e criatividade, consigo visualizar um próspero cenário onde hoteleiros conscientes de seu potencial como ativos impulsionadores da sustentabilidade em seus destinos conseguem cooperar para concretizar iniciativas e experiências inovadoras regeneradoras do tecido social, da biodiversidade, capazes de alavancar um turismo realmente sustentável.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal