Natural do ABC Paulista, Luiz Gustavo Alves é casado há 21 anos e pai de dois meninos, o João, de 19 anos, e o Francisco, de 9 anos. Ganhador do Prêmio VIHP deste ano na categoria Melhor Gerente Geral de Resort por sua performance no Tauá Resort & Convention Alexânia, o executivo atua no setor desde 2004 e possui larga experiência no segmento.

“Adquiri experiências em hotéis e resorts upscale, como os dois icônicos produtos da hotelaria nacional, o Wish Hotel da Bahia, em Salvador, e o Wish Serrano, em Gramado. Também atuei como gerente geral na Mabu Hotéis”, conta Alves.

Sua primeira experiência no setor foi como tournant na recepção do Hotel Parthenon em São Caetano do Sul. “ Atuei também em grandes complexos all inclusive como subdiretor no Palladium Hotel Group, nas bandeiras Grand Palladium Imbassaí e com passagem pelos dois complexos do grupo espanhol na Jamaica, Grand Palladium Jamaica & Lady Hamilton Resort”, relembra.

Alves possui formação em Gestão de Pessoas pelo UCS e conta com uma pós-graduação em Lideranças Transformadoras pela BBI of Chicago, uma especialização em Criatividade pela Keep Learning School e um MBA em Management e Business English pela College of Business – The University Of Akron – em Ohio.

“Também apresento o podcast InspirandoCast, que fala sobre o mercado hoteleiro. Sou professor na Conquer e leciono como Guest Lecturer na University of Lincoln para o Master em Gestão Hoteleira”, finaliza.

Três perguntas para: Luiz Gustavo Alves

Hotelier News: O Tauá Alexânia vem performando com resultados muito acima do registrado em 2022 neste início de ano. Quais foram os principais indicadores do primeiro trimestre? E quais fatores levaram aos números?

Luiz Gustavo Alves: Nosso faturamento teve um crescimento de 51% versus 2022, resultado de uma ocupação 25% acima e um diária média 12% superior. Acredito muito na nossa cultura. Fazer pessoas felizes é o nosso propósito e isso baliza todas as nossas decisões. Quando falamos de resultado, falamos de um maior e melhor cuidado de nossos emocionadores, que reflete na experiência do cliente, que além de gostar, tem o desejo de retornar. E isso pode ser visto em nosso NPS, que teve um crescimento de 7 pontos, atingindo 83,5 nesse primeiro trimestre.

HN: O empreendimento passará por reformas e melhorias de estrutura, como a construção de um parque aquático indoor. Quais as expectativas para as mudanças? E como a gestão vem se planejando para adequar as operações e treinar seus colaboradores?

LGA: As expectativas são as melhores possíveis, tanto no planejamento quanto no treinamento de novos emocionadores. Esse segundo segue sendo nossa maior oportunidade, que é a de formar profissionais. Já temos esse modelo em Atibaia, então contamos esse know how. Agora é trazer pra Alexânia para desenvolvermos o mesmo trabalho. Por outro lado, ampliaremos a experiência do cliente, que passa a querer estar mais tempo no hotel.

HN: Você foi o ganhador do Prêmio VIHP de 2022 como Melhor Gerente Geral de Resort. Como você definiria seu modelo de gestão? E qual o segredo para manter os funcionários engajados para entregar a melhor experiência aos clientes?

LGA: O que mais define meu modelo de gestão talvez seja o walk the talk. Ou seja, suas ações estão em linha com o que você fala. Claro que o fato de ter vindo da base, e o tempo de experiência, me trazem maior repertório para a tomada de decisão, porém é fundamental conhecer as pessoas do seu time. Chamam de gestão humanizada, eu chamo de liderança mesmo. Você precisa estar próximo das pessoas, conhecâ-las, ouvi-las, compartilhar informações, e deixar claro para onde vamos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grupo Tauá de Hotéis