Natural de Porto Alegre, desde criança Henrique Machado é um apaixonado por viagens. Na infância, o gerente Comercial da Swan Hotéis costumava acompanhar a mãe, que também é uma profissional do turismo. Em seu tempo livre, o executivo aprecia uma boa leitura, filmes e também pratica atividades físicas.

Formado em Turismo com ênfase em Hotelaria, Machado é pós-graduado em Gestão Hoteleira e possui MBA em Governança Corporativa e Gestão de Risco. Sempre em busca de qualificação, atualmente o profissional cursa MBA em E-commerce e Mercados Digitais. Para completar, o gerente também estudou Gestão de Qualidade, Liderança e Revenue Manager.

Há 21 anos no mercado de turismo, Machado trabalhou em diferentes elos da cadeia produtiva do setor. Em seu currículo, possui passagens pela antiga Vasp e Secretaria de Turismo de Porto Alegre. Sua trajetória na hotelaria começou como recepcionista do Coral Tower, onde foi promovido a chefe de Recepção.

“Busquei novas oportunidades no mercado e fui para o Hotel Embaixador, onde assumi o cargo de gerente”, conta. “Também criei, em parceria com um amigo, a Personal Manager, uma empresa de consultoria em hotelaria, onde contribuímos com hoteleiros independentes do Rio Grande do Sul”.

Na Swan Hotéis, galgou diferentes cargos como gerente de Recepção, gerente de Hospedagem e gerente operacional.

Três perguntas para: Henrique Machado

Hotelier News: O Swan Generation se tornou um case para a Swan Hotéis e um modelo para futuros empreendimentos. Como estão as comercializações do coliving? Quais as diferenças de público em relação aos hóspedes?

Henrique Machado: O Swan Generation é um case no formato híbrido, com três braços de atuação: hotelaria design, coliving e coworking, que estão nas principais plataformas online, comercial e setor de reservas. O coliving é uma opção de moradia ou hospedagem temporária pensada para quem quiser viver em comunidade. São apartamentos individuais e quartos coletivos com até oito camas e uma cozinha equipada com copa, TV e mercadinho para uso exclusivo. É um produto diferenciado que atende aos nômades digitais e à geração Z.

HN: O empreendimento tem grande potencial para receber eventos e firmar parcerias com empresas de tecnologia, por exemplo. De que forma a rede vem articulando esses acordos? Como a unidade busca gerar novas fontes de receita para além das hospedagens?

HM: O Swan Generation é um mix de oportunidades para uma rentabilidade do produto, pois possuímos coworking com estações, escritórios offices e salas para reuniões, estúdio digital e diversas colabs como diferencial. Dessa forma, o hotel combina vida e trabalho em ambientes disruptivos, repletos de oportunidades de networking e experiências sociais. É o lugar certo para conviver, trabalhar e descansar, desfrutando de todo cuidado e atenção que a rede Swan Hotéis proporciona.

O espaço de coworking possui estações de trabalho que podem ser contratadas por diária ou offices privativos para locações por períodos maiores, tais como mensais, trimestrais, semestrais ou anuais, além de toda a infraestrutura com salas de reunião, de brainstorm, copa/cozinha coletiva, entre outras áreas que estimulam a interação. A Splace assina o coworking e é também responsável pela co-gestão, tornando-se um hub de startups de comunicação, design e marketing.

Já o coliving é uma opção contemporânea de moradia ou hospedagem temporária pensada para quem quiser (con)viver na comunidade do Swan Generation pelo período que necessitar e de forma compartilhada e descontraída. O coliving é uma das apostas que melhor representam o futuro do turismo nas grandes metrópoles, que vai precisar de produtos para se adequar aos nômades digitais e à geração Z. Uma cozinha equipada com copa, estar de TV e mobiliário para uso coletivo vai unir ainda mais tais consumidores contemporâneos, acostumados a trocar vivências de forma espontânea e não linear.

Para quem optar pela hotelaria design, terá como alternativas apartamentos com curadoria de arte em cada unidade – obras selecionadas de artistas plásticos e fotógrafos coordenados com décor exclusivo. Ou seja, nenhum apartamento é igual ao outro. Algumas unidades também desta linha de hotelaria tradicional têm opção de formatação similar aos flats, equipados com cozinha completa e estar. Um dos pontos altos do segmento hotelaria do Swan Generation é a conectividade. Apartamentos especiais tem tecnologia com comando de voz por meio da inteligência artificial Alexa.

HN: Quais serão os principais desafios do departamento Comercial para 2022? Como a Swan vem se planejando para os próximos meses, ainda que o mercado esteja em plena fase de recuperação?

HM: Temos como um dos principais desafios do setor comercial a recuperação da diária média, para assim rentabilizar os nossos investidores. Para isto, reestruturamos a equipe para atuação no mercado corporativo, eventos e lazer. Buscamos as melhores ferramentas de vendas e CRM para alavancarmos um crescimento de reservas diretas pelo site com estratégias alinhadas com nossos setores de Revenue Manager e Marketing.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News