Argentino de nascimento e buziano de coração, Gabriel Martinez vive e luta pela evolução de Búzios como destino turístico há mais de 20 anos. Dentre suas principais causas estão a preservação da região, qualidade na entrega dos serviços do setor e proteção ao ambiente multicultural da cidade.

Diretor do Hotel Latitud Búzios, integrante do portfólio do Latitud Hoteles, Martinez é amante do motociclismo. Reforçando sua paixão pelo universo sobre duas rodas, um dos empreendimentos do grupo entrou para o portfólio da Motor Road, startup criada com o objetivo de oferecer hospedagens e experiências tematizadas para esse público.

Sobre a retomada, o executivo explica que o hotel aproveitou as baixas ocupações para promover treinamentos, manutenções e fortalecimento dos processos gerados pela pandemia. “Aproveitamos estes momentos de baixa para reforçar nossos trabalhos de manutenção preventiva e corretiva. Retreinamos as equipes de recepção, A&B e governança e fortalecemos nossos procedimentos de segurança na limpeza e na área Comercial criamos novos contatos para operadoras, agências, OTAs e outras parcerias”.

Abaixo, você confere a entrevista na íntegra.

Três perguntas para: Gabriel Martinez

Hotelier News: Búzios foi um dos destinos que sofreram fortes restrições de circulação, chegando até mesmo a determinar a saída de turistas da cidade. Como o Hotel Latitud reagiu a essas iniciativas?

Gabriel Martinez: O Grupo Latitud Hotéis, como toda a hotelaria de Búzios, acatou as decisões do governo municipal com objetivo de fazer o melhor controle dos casos de Covid-19. Claro que fomos muitos afetados, mas pelo bem maior do destino entendemos os objetivos das medidas. A cidade conseguiu minimizar por um lado os casos, houveram as barreiras sanitárias e controle por meio do QR codes nas reservas que ainda perduram e temos ainda restrição da taxa de ocupação. Mas entendemos que neste momento com o avanço das aplicações de vacinas já poderíamos ter uma flexibilização das medidas.

Também pelo fato de termos baixo índice de casos, nosso destino largou na frente para a temporada passada e para as próximas férias de inverno e do verão de 2021/2022. Criamos Procedimentos Operacionais para Limpeza das áreas, apartamento e A&B, fortalecendo nosso compromisso com a segurança.

HN: Muitos hoteleiros estão otimistas com o aumento da vacinação e a retomada ainda no segundo semestre deste ano. Quais as expectativas do empreendimento? E como o hotel está se preparando para receber essa possível demanda reprimida?

GM: Aproveitamos estes momentos de baixa para reforçar nossos trabalhos de manutenção preventiva e corretiva. Retreinamos as equipes de recepção, A&B e governança e fortalecemos nossos procedimentos de segurança na limpeza e na área Comercial criamos novos contatos para operadoras, agências, OTAs e outras parcerias. Gostaríamos muito que Búzios, que tem uma internacionalização no seu destino, pudesse continuar a receber turistas do mercado sul-americano – em especial argentinos, chilenos e uruguaios – e também dos mercados europeu e norte-americano, mas esta será uma outra fase deste processo.

Entendemos que mercados geograficamente mais próximos hoje são nossos principais emissores. Então, essa proximidade com grandes centros como Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Vitória ajuda muito neste processo de recuperação. Se vamos ter um boom de consumo na demanda turística, ainda não temos certeza. As pessoas querem sair, mas o cenário com todos vacinados tem que se concretizar antes de outubro.

HN: Quais as principais mudanças, além dos protocolos, que o Latitud percebeu com a chegada da pandemia? O perfil dos hóspedes se manteve? E as vendas diretas? Ganharam mais espaço?

GM: O cliente tem deixado para decidir sobre viagens cada vez mais perto da data prevista. O perfil mudou, pois vem de regiões geográficas muito próximas, o tempo de duração da estada tem sido mais curto, os valores tarifários tiveram que se ajustar a uma demanda ainda pequena – principalmente durante a semana – e as vendas diretas, principalmente as extensões, ficaram muito comuns visto que após gostar das unidades e testar a segurança, a taxa de retorno tem sido alta.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Latitud Hoteles