A entrevistada de hoje (7) gosta de ciclismo, esportes em geral, viajar e descobrir novas experiências. “Sou quase um guia ambulante de restaurantes e bares”, brinca. Conseguiu imaginar de quem se trata? Não? Vamos matar sua curiosidade. Temos o prazer de receber, no Três perguntas para, Flávia Lorenzetti, CEO da B&B Hotels Brasil.

Na conversa com o Hotelier News, a executiva revelou que também é uma grande adepta da leitura, e deixa como indicações os livros Manual do CEO, de Josh Kaufman, e Hábitos Atômicos, de James Clear.

Com mais de 20 anos de experiência em liderança de operações de varejo e hospitalidade, Flávia é formada em Hotelaria e especialista em Estratégia e Administração Empresarial pelo Senac. Antes de ingressar na B&B Hotels Brasil, teve passagens por grandes redes de A&B, como Outback e Wendy’s, e pelo Selina, onde estruturou a operação dos hotéis no Brasil como country manager.

Na entrevista, falamos sobre o primeiro ano de gestão da executiva à frente da rede francesa, entre outros pontos. Confira!

Três perguntas para: Flávia Lorenzetti

Hotelier News: Já no primeiro ano da sua gestão à frente da B&B Hotels Brasil, a rede alcançou o maior faturamento na história da operação brasileira. Dessa forma, como a companhia está se estruturando para, no ano que vem, superar esse marco?

Flávia Lorenzetti: Estamos estruturando a operação e modernizando todos os nossos hotéis para que a B&B Hotels Brasil siga crescendo. Fizemos o reposicionamento da marca no Brasil dentro da categoria Value for Money e vamos solidificar esse rebranding em 2024. Também estamos melhorando nossas operações e investindo nos colaboradores através de treinamentos, o que resulta em uma melhor entrega para nossos hóspedes. Com essas ações, esperamos uma boa resposta na nossa diária média.

Começamos a operar no azul este ano. No primeiro semestre, batemos recorde de faturamento com R$ 30 milhões, um aumento de 40% em relação ao ano anterior, e devemos fechar 2023 com aproximadamente R$59 milhões, crescimento de 20% na comparação com 2022. Vale ressaltar que mantendo o mesmo número de unidades.

Ainda no segundo semestre, vamos inaugurar nosso quarto hotel no Rio de Janeiro. Para o próximo ano, pretendemos abrir mais três unidades, ampliando assim a nossa presença e faturamento no Brasil.

HN: Uma das prioridades da B&B Hotels tem sido o investimento em ESG, não só no Brasil, mas no mundo, com a abertura de sua primeira unidade sustentável, em Portugal. Na operação brasileira, já há alguma movimentação para criar um empreendimento com esse diferencial?

FL: A B&B Hotels é uma rede que preza muito pela sustentabilidade. Queremos criar um empreendimento com esse diferencial 100% sustentável, é uma de nossas prioridades e estou focada em achar o parceiro ideal para investir e viabilizar a construção no Brasil.

Além disso, já estamos trabalhando para eliminar todo o plástico de uso único nas habitações até o primeiro semestre de 2024. Serão cerca de 100 mil garrafas plásticas que deixarão de ser descartadas por mês. Já instalamos também filtros de água potável com e sem gás no lobby da unidade Copacabana Forte. A ideia é que no lugar de comprar garrafas de água de plástico, o hóspede use sua própria garrafa reutilizável e por apenas R$5 por dia tenha água à vontade. O dispositivo será ainda colocado nos demais hotéis da rede.

Realizamos também uma ação de limpeza na praia de Copacabana, convidando colaboradores e hóspedes. Nossa meta é tornar todas as nossas unidades cada vez mais sustentáveis, reduzindo nossa pegada de carbono em toda a operação. Temos uma equipe de especialistas que nos ajuda nesse quesito.

HN: Para 2024, qual cenário vem se desenhando para a rede? Quais são as expectativas?

FL: Pretendemos abrir três unidades em 2024 e reforçar nossa presença no Rio de Janeiro e em São Paulo. A B&B Hotels Brasil acredita ser possível, a longo prazo, ter 20 propriedades em cada cidade, consolidado a marca no país para depois expandir para outras regiões.

O Brasil, com suas dimensões continentais, tem mercado para até 150 hotéis da B&B Hotels, mas sabemos que isso leva tempo. Na Europa, demoramos 20 anos para atingir esse número.

No mercado brasileiro, nossa estratégia é seguir com a consolidação como uma opção na categoria Value for Money, oferecendo valor agregado. As operações estão recebendo ainda novo layout, com novas camas, enxovais e adaptamos nosso serviço para oferecer um café da manhã completo. O público brasileiro é mais exigente que o europeu quando está viajando. Por isso, passamos a ter uma hospedagem acima da categoria budget aqui no Brasil.

Também vamos seguir investindo em sustentabilidade e em solidificar cada vez mais a nossa atual política de gestão, colocando os colaboradores à frente da marca, dando voz, oportunidade, treinamento e mais benefícios a eles. Essas ações agregam valor ao cliente, tornando a precificação justa.

(*) Crédito da foto: Divulgação/B&B Hotels Brasil