O amor de Fernando Macedo pelas quatro filhas “maravilhosas”, nas palavras dele, é nítido. Casado com Ingrid, o gerente geral do Bourbon Conmebol, em Assunção, capital do Paraguai, gerencia um dos grandes hotéis na América Latina. No entanto, há quem diga que ser pai de Bruna (24), Giovana (19), Helena (4) e Lívia (3) seja tão gratificante quanto.

Na hotelaria desde 1996 e com passagens pela Slaviero Hotéis, a trajetória de Macedo na Bourbon Hotéis & Resorts começou em julho de 2008, na unidade em Batel Express. Desde então, são 12 anos na companhia, com quase um ano na unidade paraguaia.

“Sou bem eclético quanto a música, gosto de tudo um pouco. Tenho grande admiração e sempre quis conhecer três músicos em especial os quais assisti em shows: Paul McCartney, Rod Stewart e Elton John”, afirma. De acordo com o executivo, quando não está trabalhando nas melhorias do hotel ou lendo livros, tem como paixão ficar com a família e fazer churrascos.

O simpático executivo descrito acima é o entrevistado da seção Três perguntas de hoje (6). Além de ter colaborado em reportagem recente do Hotelier News sobre como receber times de futebol, Fernando Macedo aceitou falar mais sobre o hotel e as perspectivas que o cercam.

Três perguntas para: Fernando Macedo

Hotelier News: Como é atuar com um hotel que leva o nome da principal entidade futebolística do continente americano? Quais são os pontos positivos?

Fernando Macedo: É um grande prazer. Estar na Rede Bourbon e poder estar a frente deste Hotel que foi o primeiro da rede fora do Brasil é um orgulho. Um grande desafio. Cheguei aqui poucos meses depois da inauguração em 2011. Os pontos positivos de ter a Conmebol como parceira é a própria instituição que completa 105 anos em 2021. Para nós amantes do futebol, podemos dizer que aqui é a casa do futebol na América do Sul.

HN: Receber times de futebol é grande parte do negócio no Bourbon. Quais os principais motivos para isso? O nome atrai delegações, por exemplo? Como começou essa tradição de receber times?

FM: Sim. Receber times de futebol é um dos nossos negócios. O principal motivo para isso acredito que é o histórico que a Rede Bourbon tem com hospedagens de clubes ao longo dos mais de 55 anos de história. Além disso, temos um produto fantástico com apartamentos de 43 a 250 m2, somando 16 suítes. Nosso menor apartamento é grande. Somado a isso um quadro de colaboradores muito comprometido, capacitado constantemente pela Escola Bourbon e dedicado para receber com todo carinho e atenção a qualquer jogador, clube ou Seleção do mundo. Recebemos o primeiro time que foi a Seleção do Uruguai um mês após abrir o Hotel. Acredito que o bom serviço aliado com a estrutura faz com que continuemos fortes neste seguimento. O Hotel tem que entender de como hospedar equipes, senão ninguém volta. Em quase 10 anos são mais de 370 hospedagens de times e seleções de 12 países.

HN: Quais são as perspectivas para o segundo semestre de 2021 e o início do próximo ano? O que o hotel prepara de novidades?

FM: Estamos bastante otimistas para o segundo semestre e sobretudo para 2022. Temos uma estrutura de eventos muito forte, nosso salão principal tem capacidade para três mil pessoas com pé direito de 10 metros. Realizamos aqui muitos eventos sociais, corporativos, Cumbres de presidentes, Sorteio das Copas Libertadores ou Sul-americana, Grandes Congressos entre outros.

São 1.200 vagas de estacionamento. O Foyer de entrada principal tem 1 mil m². Acreditamos na retomada gradual dos eventos sociais e corporativos. Temos total estrutura para eventos híbridos também. Temos anexo ao Hotel o Museu do Futebol Sul-americano da Conmebol, que conta a história dos mais de 100 anos do nosso futebol. Estamos com vários pacotes especiais que queremos lançar agora no segundo semestre, temos a capital federal mais antiga da América do Sul com toda sua história, estamos na região das fábricas de Harpas e violão, aqui é a cidade das joias, temos o Lago de Ypacaraí, Missões Jesuíticas, Salto Monday entre outros atrativos do país para que todos possam conhecer.

(*) Crédito da foto: Acervo Pessoal