No Três perguntas para de hoje (23), o Hotelier News recebe uma pessoa que ama viajar, ler um bom livro e se exercitar diariamente. Fernanda Hussne, head de Vendas e Eventos do Hotel Unique, também é uma grande apreciadora de música e possui gosto eclético, mas pendendo um pouco para o house e música eletrônica.

Nascida em Botucatu (SP), é casada e feliz com a escolha de não ser mãe. Ao mesmo tempo, é uma autêntica tia coruja, que adora seus 11 sobrinhos. Dedicando o tempo entre a vida agitada da hotelaria, boas festas, a rotina intensa de exercícios e as viagens com o marido, se considera uma pessoa resiliente, questionadora, disciplinada e organizada.

Como indicação de leitura, a executiva deixa os livros Hospitalidade Irracional, de Will Guidara, e Coragem para Liderar, de Brenée Brown. A executiva é graduada em Letras/Tradução na Unesp Rio Preto (SP), pós-graduada em Administração Hoteleira pelo Senac-SP e atualmente cursa MBA em Hotelaria de Luxo na Universidade Roberto Miranda.

Com mais de 20 anos no mercado, Fernanda atua no Hotel Unique há 16. Anteriormente, passou por importantes redes, como Club Med e Meliá. Hoje, a executiva fala sobre estratégias do empreendimento no qual atua. Confira!

Três perguntas para: Fernanda Hussne

Hotelier News: Em 2024, quais estratégias o Hotel Unique tem adotado para elevar as vendas e captar demanda de eventos?

Fernanda Hussne: O Unique possui diversos espaços para receber a mais variada demanda de eventos, desde salas em nosso espaço de eventos até a suíte Oasis, nossa presidencial. Somos conhecidos pelo serviço e entrega únicos, além da versatilidade de trabalho e de uma gastronomia impecável.

Seguimos apostando em pessoas e no imenso poder dos relacionamentos. Vendemos serviço e entrega únicas e precisamos, antes de tudo, conhecer nosso cliente, fazer as perguntas certas, entender realmente o que ele precisa, ser flexíveis e gerar conexões.

São elas que fazem tudo ser possível, seja do time de vendas visitando ou recebendo um cliente, seja circulando em uma feira ou evento, ou acolhendo um passante que entrou no hotel sem agendar horário, apenas curioso para conhecer o Unique, uma capacitação online com clientes internacionais, roadshows ao redor do mundo, um post que engaja, uma foto, um vídeo. Investimos na marca Unique. Uma indicação de um amigo do amigo, de um cliente de longa data, temos muito do boca a boca por aqui, tanto no corporativo, quanto no social. Já fizemos o casamento de clientes que tiveram sua festa de 15 anos conosco. Temos empresas realizando o mesmo evento, anualmente, há mais de uma década. E isso é lindo e motivo de muito orgulho.

E temos aquele cliente chegando pela primeira vez. E aqui nosso trabalho é encantá-lo e oferecer a ele uma experiência Unique. Chamamos nossos clientes pelo nome, olhamos nos olhos, dedicamos tempo de qualidade. Amamos hospitalidade e pessoas e essa é a nossa melhor estratégia.

HN: Para você, quais serão os maiores desafios do empreendimento para captar essa demanda ao longo deste ano?

FH: Desafios existem e fazem parte do nosso dia a dia. E nem sempre é um problema ruim. Posso citar dois principais: a concorrência e a disponibilidade de datas. A concorrência eu chamo de desafio bom, que é aquele saudável e que te motiva a ser melhor e criar uma vantagem competitiva ao invés de seguir pelo caminho tradicional de superar a concorrência.

E a disponibilidade de data, com eventos recorrentes e com outros acontecendo muito de última hora, sentimos que o timing da procura nem sempre nos permite receber uma boa demanda por já estarmos com a data indisponível, gerando certa frustração para ambos os lados.

Captar nem sempre significa concretizar, por isso existe o desafio de saber se posicionar perante a concorrência, com maestria para gerenciar clientes, disponibilidades e expectativas.

HN: Por fim, comparando o cenário de 2023 com o de 2024, consegue perceber muitas diferenças? Foi necessário redesenhar as estratégias?

FH: Sinceramente, não percebo cenários muito distintos quando comparo 2023 com o que temos visto em 2024 até o momento. O mercado segue bastante aquecido, com demandas crescentes e muita vontade de fazer acontecer.

A estratégia é revisitada sempre e fazemos ajustes a todo momento, de acordo com o cenário que precisamos buscar. É algo dinâmico que nos permite trabalhar os vários segmentos e perfis de clientes. O ano de 2024 promete ser ainda melhor que 2023 e esperamos crescimento considerável de um ano para outro.

São Paulo é destaque na cena de eventos mundial, cada vez recebendo maior demanda internacional, gerando muitas oportunidades de novos negócios, além de ampliar a capilaridade.

O mercado de eventos está em ebulição e isso é um presente imenso para um setor que ficou paralisado terrivelmente durante a pandemia e que hoje vive um merecidíssimo momento de sucesso.

(*) Crédito da foto: Helena de Castro/Hotel Unique