Natural de Tatuí (SP), Fábio Vieira é fã de músicas dos anos 80, ama hotéis fazenda, de preferência nas montanhas, além de ser um grande adepto da Filosofia, Teologia e pela etimologia das palavras. Nas horas vagas, o gerente do Hotel del Fiol, empreendimento localizado em sua cidade natal, gosta de aproveitar o tempo com a esposa Maria Rita e os filhos Giovanni e Gabriel.

Nos trabalhos sociais, atua como voluntário em comunidades cristãs católicas em Tatuí e Cesário Lange e é diácono permanente da igreja católica, servindo a Diocese de Itapetininga, se dedicando à formação de lideranças cristãs, além de ministrar aulas de Teologia e Espiritualidade.

Vieira é graduado em Gestão Financeira de Empresas pela Universidade Paulista de Sorocaba, em Hospitalidade e Administração Hoteleira pelo Centro Universitário Senac Águas de São Pedro, e pós-graduado em Gestão Empreendedora de Negócios pela Esamc (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Sorocaba).

O profissional possui 40 anos de experiência dedicados ao del Fiol, sendo os últimos 30 atuando na gerência do empreendimento. No Três perguntas para de hoje (4), ele fala ao Hotelier News sobre esse marco. Confira!

Três perguntas para: Fábio Vieira

Hotelier News: Em 2024, você completou 40 anos de Hotel del Fiol, sendo quase 30 como gerente. Como você avalia essa trajetória no empreendimento? Quais as principais conquistas e desafios enfrentados ao longo desse período?

Fábio Vieira: O hotel vai completar em julho 88 anos de história sendo administrado pela mesma família, o que já é uma raridade no mercado brasileiro. Neste período todo, tive a oportunidade de contribuir estratégica e operacionalmente para que o produto se mantivesse atualizado no tempo, nos mercados local e regional, mantendo-se à altura das necessidades e exigências do mercado, que mudaram drasticamente nestes 40 anos, sem contar as variáveis econômicas e financeiras que existiram no Brasil neste período, representando um grande teste para as empresas familiares de uma forma geral.

O mais recente desafio foi superar o longo período de pandemia do Covid-19 e a mudança que ainda vem ocorrendo no formato de compra dos atuais clientes, características estas que exigem de nos gestores hoteleiros um olhar analítico diário.

HN: Diferente de muitos profissionais do setor, você desenvolveu toda a sua experiência em um único hotel. Isso foi um diferencial a mais para construir bons indicadores para o empreendimento?

FV: De fato, minha trajetória na hotelaria é muito peculiar. Quando olho para este tempo todo, me vem à mente um antigo ditado árabe que diz: “quem planta tâmaras, não colhe tâmaras”, dado ao longo tempo de maturação desta planta. Eu posso afirmar com muita tranquilidade que plantei tâmaras e colhi tâmaras.

Tenho, com os proprietários do hotel do passado e de hoje, uma comunicação muito fácil e ágil. Nos entendemos perfeitamente, e quando julgávamos alguma questão mais complexa que exigia alguma expertise diferenciada, nos cercamos dos melhores consultores disponíveis no setor e tomamos decisões certas que nos ajudaram a chegar onde estamos hoje, lideres de mercado e saudáveis financeiramente. Ao longo destes anos, nossos indicadores são os melhores possíveis, e nossos 88 anos de idade comprovam isto.

HN: Por fim, você sente que ainda há o que conquistar à frente do del Fiol? Há novos desafios pela frente?

FV: Manter o hotel bem posicionado nos mercados online e offline, adequando os produtos e serviços, mantê-los atrativos e atualizados, pois os clientes estão cada vez mais exigentes devido à grande quantidade de empreendimentos disponíveis no mercado, elevando a base comparativa.

Além disso, é preciso trabalhar bem as questões de Revenue Management que têm se desenvolvido muito bem nos últimos seis anos na nossa região e que têm feito grande diferença no resultado final. Trabalhamos sempre para alinhar uma boa gestão e continuar sólidos, operando de forma independente, fazendo a lição de casa no quesito de gestão de pessoas, aprimorando técnicas, valorizando os colaboradores, sempre em busca da satisfação dos nossos clientes.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel del Fiol