A entrevistada de hoje (4) do Três perguntas para gosta de meditação, yoga e música, principalmente rock internacional e clássicos da música brasileira, como Marisa Monte, Seu Jorge, Ana Carolina e Jotapê. Élida Martinez, gerente de Marketing da Hotelaria Brasil, também é uma leitora assídua, e deixa como indicação o livro O perigo de uma história só, de Chimamanda Ngozi Adichie.

A executiva é graduada em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, e iniciou sua carreira na hotelaria como assistente no departamento de reservas em uma administradora hoteleira. “Foi nesta época que surgiu uma oportunidade para migrar para a área de marketing e comunicação, na qual permaneci por quatro anos”, conta.

Apesar de atuar no segmento de hospitalidade, a profissional buscou na comunicação e principalmente no design os desafios e especializações na área. “Fiz pós-graduação em comunicação publicitária na Fundação Cásper Líbero e, depois de ter passado pela Meliá, Holiday Inn e Atlantica nas áreas de Desenvolvimento de Novos Negócios e Franquias, optei por mudar para os EUA, onde permaneci por cinco anos e voltei para trabalhar na área de Marketing na DirecTV e Marriott International”, completa.

Em 2004, em seu retorno ao Brasil, inicou na Hotelaria Brasil como gerente de Marketing e, a partir disso, buscou novas especializações, fazendo MBA em Branding na Faculdade Rio Branco e especialização em Service Design pelo Instituto Europeo di Design em São Paulo, com extensão em Madri. Na empresa, permaneceu até o final de 2015, período no qual deixou a companhia para assumir outros desafios. Em 2023, oficializou seu retorno e conta ao Hotelier News sobre os desafios e metas para este ano que se inicia.

Três perguntas para: Élida Martinez

Hotelier News: Hoje, qual a prioridade da estratégia de marketing da Hotelaria Brasil? Quais iniciativas estão contempladas?

Élida Martinez: Estamos comprometidos com um crescimento consistente e seguro. Além disso, estamos com iniciativas para desenvolver nossa marca não só como administradora hoteleira, mas também atuando nos segmentos de hotel tech com a marca Unna, e também multipropriedades.

HN: Como você avalia o desempenho da companhia ao longo do último ano? Ficou dentro do previsto?

EM: Tínhamos como visão ser uma empresa multimarca presente nas cinco regiões do Brasil até 2027, mas alcançamos essa meta quatro anos antes do previsto. Além disso, ganhamos o selo Great Place to Work pelo segundo ano consecutivo, o que é muito significativo, porque estamos crescendo e mantendo a nossa principal característica, que é a valorização do humano.

HN: Por fim, qual cenário está se desenhando para este ano?

EM: Estamos acompanhando números e tendências de alguns segmentos e posso dizer que estamos otimistas. Em São Paulo, nosso segmento chegou a taxas de ocupação próximas a 2019, ano pré-pandemia. E quanto aos corporativos, market share e performance, nossos hotéis estão muito bem e com boas perspectivas. Temos formado parcerias estratégicas com redes como Hilton, Marriott International, Wyndham Hotels & Resorts e IHG.

Já podemos adiantar algumas aberturas que acontecerão ao longo do ano: Matiz Jaraguá do Sul, Wyndham Garden Brasília, Gran Paradiso Campos do Jordão by Ventura, e outros projetos em negociação. Estamos construindo a Hotelaria Brasil do futuro e também estamos passando por reestruturação em algumas áreas como compliance, governança corporativa, operações, implantação, além da modernização da universidade corporativa.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotelaria Brasil