Aos 53 anos, Clairton Langaro está prestes a iniciar um novo desafio em sua carreira: gerenciar o Buona Vitta, empreendimento da Gramado Parks com previsão de abertura para este mês. Mas isso o profissional tira de letra, afinal, são 33 anos dedicados à hotelaria.

Tecnólogo em Hotelaria formado pela Universidade de Caxias do Sul, em 1990, o gaúcho ainda possui cursos de especialização em A&B (Alimentos & Bebidas) e RH (Recursos Humanos), ambos realizados na Cavendish College, em Londres.

No Brasil, Langaro atuou em diferentes redes como Accor, Bristol, Grupo Habitasul/Jurerê, Tropical de Hotéis, Allia Hotels, Rede Slaviero e agora na Gramado Parks. À frente de um empreendimento que nasce durante a pandemia, o gerente afirma que não foram poucos os desafios para a implantação do resort.

“Os desafios que enfrentamos neste momento de crise foram enormes. Tivemos que lidar com muitas dificuldades inerentes a pandemia que aconteciam ao mesmo tempo do processo de construção do hotel”, revela.

Em seu tempo livre, Clairton Langaro costuma escrever ebooks, disponíveis na bio de seu perfil no Instagram.

Três perguntas para: Clairton Langaro

Hotelier News: Este mês, a Gramado Parks abre seu novo resort. Como foi o processo para buscar inspiração na região da Toscana?

Clairton Langaro: A cidade de Gramado possui muitos traços da cultura italiana, pois teve parte de sua colonização realizada por eles. Diante disso, já tínhamos em mente a ideia de pensar em um projeto que apresentasse o conceito, arquitetura e gastronomia inspirados no país. Diante disso, nosso time de arquitetura e paisagismo se debruçou em uma extensa e cuidadosa pesquisa de campo sobre a região da Toscana, com a intenção de ser fiel ao local e representá-lo no Buona Vitta da melhor maneira possível, conseguindo transmitir a beleza europeia em terras brasileiras. Houve todo um cuidado e curadoria para escolha das pedras, cores, mobiliário e acabamentos, com um design cheio de rusticidade e charme tão peculiares da Toscana, até o bem cuidado paisagismo, tudo alinhado à tradição do destino inspiração. O Buona Vitta foi projetado para trazer para o Brasil um pedaço de um dos destinos mais procurados no mundo. Os hóspedes aqui poderão apreciar a arquitetura da região italiana e sentir um pouco do ar europeu, desfrutando do requinte e elegância em todos os detalhes.

HN: Gramado foi um dos destinos com boas performances durante a pandemia. Como estão as demandas para julho?

CL: O setor do turismo, infelizmente, foi um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19, que impactou a economia do país como um todo. Porém, o mercado de entretenimento vem tendo ampla recuperação e uma performance surpreendente. Destaco que Gramado é uma cidade que se reinventa, cresce com qualidade e lança novas atrações ano a ano. Recentemente, a Gramado Parks inaugurou o primeiro parque aquático coberto e temático com águas termais da América do Sul, o Acquamotion. Diante disso, o destino se torna a cada dia mais inovador e com isso vai se perpetuando como um dos mais procurados do Brasil. Neste mês a cidade tem recebido vários turistas, porém, segue operando com a sua capacidade reduzida. É satisfatório ver que com o avanço da vacinação os turistas estão aos poucos voltando a pensar nas possibilidades de deslocamento e buscando por opções de entretenimento e hospedagem, especialmente no turismo doméstico, uma vez que a alta do dólar e as fronteiras fechadas dificultam o turismo para fora do país.

HN: Quais os principais desafios de abrir um empreendimento desse porte em tempos de crise?

CL: Os desafios que enfrentamos neste momento de crise foram enormes. Tivemos que lidar com muitas dificuldades inerentes a pandemia que aconteciam ao mesmo tempo do processo de construção do hotel. Períodos de lockdown afetaram direta e indiretamente a dinâmica da evolução da obra, resultando em escassez de matéria-prima como ferro, dificuldades logísticas dos fornecedores e etc. Aliado a isso, a cidade de Gramado perdia postos de trabalhos e bons profissionais de diversas especialidades, o que afetava na mão de obra. Apesar dessas dificuldades, a obra foi ganhando forma e entregue no prazo estabelecido. Destaco que o nosso diretor de Engenharia, Cristiano Postigo, foi muito criativo e genial em suas expertises para encontrar as melhores soluções para concluir esse belíssimo projeto no tempo determinado.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal