Com apenas 24 anos, Charbel Tauil já é um experiente profissional do setor hoteleiro. À frente das operações do Solar do Imperador, localizado em Porto Seguro (BA), o executivo vem acumulando bons resultados no empreendimento, mesmo em períodos de baixa demanda no destino.

Tauil se define como um “apaixonado pela hotelaria e suas capilaridades”. Telespectador assíduo do programa Hotéis Incríveis, um de seus hobbies preferidos é estudar os encantos de propriedades ao redor do mundo.

Formado em Administração no Ibmec, Tauil fundou a startup voltada ao setor do agronegócio YBY Online em 2018, e assumiu a operação do Solar do Imperador no início da pandemia em 2020.

Em 2022, fundou a CST Hotels, onde criou um ecossistema de soluções para os hotéis, incluindo marketing digital, administração hoteleira e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas.

Três perguntas para: Charbel Tauil

Hotelier News: Em entrevista ao Hotelier News no final do ano passado, você disse que a meta para 2023 era elevar a diária média. O Solar do Imperador conseguiu o incremento que esperava até agora?

Charbel Tauil: Conseguimos meses com até 35% de ajuste. Fizemos de forma saudável entendendo os custos e ampliando nosso mix de clientes. Tivemos um impacto positivo na receita do hotel, fechando o primeiro trimestre de 2023 com recorde de faturamento já contabilizando os ajustes de inflação.

HN: O primeiro semestre foi marcado por muitos feriados, o que é benéfico para o lazer. A demanda para as datas foi dentro do esperado?

CT: Desde o ano passado já sabíamos que teríamos uma maior oferta de feriados prolongados, isso faz com que o viajante também tenha um maior leque de escolhas tirando a pressão pela compra de uma só data, o que nos gerou uma incógnita sobre qual seria o comportamento das vendas. Investimos em pacotes com benefícios agregados e chamamos a atenção da nossa clientela do lazer. Essa estratégia nos deu um retorno acima do esperado, mantendo a ocupação na média de 86% nos feriados e um incremento de 20% no desempenho dos meses com os feriados prolongados.

HN: O retorno à sazonalidade em 2023 liga um sinal de atenção para a hotelaria, uma vez que a baixa temporada torna-se mais latente. Como o Solar do Imperador está vivendo essa mudança de cenário?

CT: Vivenciamos alguns picos de demanda ocasionados pelo pós-Covid, números que historicamente sabíamos que não faziam parte do novo normal. Agora, é hora de olharmos para os anos anteriores da pandemia e tirarmos um parâmetro para entendermos o atual comportamentos nossos viajantes. Investimos em inteligência de mercado para potencializar nossas estratégias de revenue e direcionar melhor nossos orçamentos, nos desafiando a fazer mais com menos.

Ampliar nossos meios de receita passa a ser um dever de casa, principalmente quando falamos do setor de eventos do hotel, que nos traz uma boa receita extra na baixa temporada, e principalmente nos dias de semana, aumentando nossa ocupação.

(*) Crédito da foto: reprodução/LinkedIn