Bruno Sarmento é um profissional de muitos hobbies. Fã de cinema e principalmente música, gosta de bandas rock clássico como Led Zeppelin, e de metal como Slayer e Megadeth. Na parte de leitura, é um grande adepto de biografias. Além disso, o gerente de A&B (Alimentos & Bebidas) da Swan Hotéis, rede na qual atua há mais de 10 anos, naturalmente adora comer e beber.

Sarmento é graduado em Gastronomia pela Feevale e em Processos Gerenciais pela UCS (Universidade Caxias do Sul) de Canela (RS). Na sessão de hoje (9) do Três perguntas para, o Hotelier News recebe o profissional para um bate-papo descontraído sobre os desafios e estratégias da rede para 2022. Confira!

Três perguntas para: Bruno Sarmento

Hotelier News: Considerando a alta dos preços de alimentos, como o A&B da Swan Hotéis tem trabalhado para “driblar” essa situação e garantir uma operação otimizada?

Bruno Sarmento: Hoje, todos acompanhamos essa variação de preços que se torna cada vez mais drástica. Com isso, um exercício diário é o acompanhamento na gestão de insumos. E esse movimento passa pela ideia de cada vez mais desenvolver não só fornecedores, mas sim parceiros para o negócio, transformando o segmento de A&B em um ambiente colaborativo.

Além de trabalhar sempre a inteligência de cardápio, sempre visando qualidade na entrega dos produtos, procuramos também desenvolvê-los de forma flutuante, variando insumos conforme estação, produtos frescos com melhor custo benefício. Essa sempre foi uma premissa, mas agora de forma ainda mais incisiva. E cada vez mais, os clientes entendem esse movimento e acabam criando a cultura e a curiosidade de comer e beber coisas novas.

HN: Atualmente, qual o percentual de participação do A&B no share de receita da rede?

BS: Estamos cada vez entendendo a importância do segmento de Alimentos & Bebidas para as operações. Hoje, temos uma fatia de 25% a 30% da receita vinda do A&B. Mas entendemos que temos grande potencial de crescimento com o posicionamento e desenvolvimento da área.

HN: Para este ano, quais são os principais objetivos e estratégias a serem adotados pelo segmento?

BS: Precisamos criar novos nichos de atuação. Gastronomia passa por muito mais do que os bares e restaurantes de hotel, precisamos criar marcas e posicionamentos próprios, além de nos conectar com a sociedade por meio do desenvolvimento de ações, experiências e entretenimento.

Tudo isso será fundamental no processo. Com essas iniciativas, trazemos movimentação para dentro das unidades hoteleiras e levamos as marcas para fora, fazendo com que elas sejam mais acessíveis e tenham maior visibilidade.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News