Não há dúvida que a certificação de um hotel como ambientalmente sustentável é um excelente caminho para um compromisso sério com o planeta e a sociedade além de atrair um número maior de hóspedes conscientes. Não são poucas as certificações disponíveis. No entanto, engana-se totalmente quem acha que o contato com uma empresa ou organização certificadora é o primeiro passo na busca por um posicionamento como uma organização responsável ambientalmente.

Encontro semanalmente gestores da hotelaria brasileira, participo de eventos e converso com executivos desse mercado, quando tenho a oportunidade de explicar que, inicialmente, é necessário contar com o trabalho de consultoria de organizações especializadas para a implementação de práticas que tornem o hotel sustentável. O processo não é rápido, mas é seguro, conduzido por quem sabe fazer e chega ao auge com o recebimento justo de um selo ou certificado.

A adoção de um programa de reutilização de toalhas e lençóis e de fontes de energia renovável, a gestão eficiente de resíduos, a opção por iluminação eficiente, a opção por ventilação natural, o uso da energia solar e a aproximação das comunidades do entorno são algumas das ações, entre muitas outras que eu poderia citar aqui, que podem ser adotadas. Mas, antes de tudo é fundamental que seja realizado um diagnóstico das práticas já consolidadas, das que estão sendo adotadas e das que estão previstas para os próximos meses. Além disso, é preciso adotar um programa de treinamento para os colaboradores, criando uma cultura organizacional totalmente comprometida com a sustentabilidade.

Falando sobre os colaboradores, são várias as formas de envolvê-los, a começar pela adoção de programas de treinamento, workshops e palestras por especialistas internos ou externos e pelo fornecimento de materiais educativos, como vídeos, podcasts, cartilhas e filmes. O objetivo? Simples, fazer com que o time entenda a importância das práticas sustentáveis. A integração da sustentabilidade na cultura organizacional, a criação de um comitê de sustentabilidade para envolver os colaboradores na tomada de decisões e o estabelecimento de metas, com recompensas, são práticas que também devem ser adotadas. E, claro, é muito importante que as lideranças da empresa estejam totalmente engajadas com um comportamento sustentável. Tenha sempre em mente que a sustentabilidade é uma jornada contínua.

A bióloga marinha carioca Simone Pszczol, uma referência em programas de treinamento em sustentabilidade, reforça que colaboradores conscientes entendem melhor como incorporar essas práticas em suas rotinas. Isso resulta, claro, em processos mais eficientes, desde a limpeza dos quartos até a gestão da área de alimentos e bebidas. Outro ponto a destacar é a qualidade do serviço prestado ao cliente e capacitados para fornecer informações. Ou seja, o investimento em treinamento tem um retorno extremamente positivo, com benefícios que superam longe os custos, tanto os financeiros, quanto os relacionados à reputação e fidelização de clientes.

Precisamos lembrar que os hóspedes, com destaque para europeus, norte-americanos e asiáticos, estão cada vez mais preocupados com a preservação do meio ambiente, com as mudanças climáticas e com a busca por empresas que cultivem os mesmos valores que eles. Assim, eles buscam hospedagem em hotéis que adotam práticas sustentáveis. Não foi à toa que a Booking.com, uma das maiores e mais importantes plataformas de hospedagem do mundo, lançou, há três anos, o selo Viagem Sustentável. A ideia dos criadores foi fornecer informações estratégicas para todas as pessoas que desejam viajar de forma sustentável. Segundo levantamento do portal, 81% dos viajantes querem se hospedar em uma acomodação em um hotel que adote as boas práticas ambientais.

Fato é que são inúmeras as vantagens conquistadas por um grupo hoteleiro que leva a sério um reposicionamento em prol da adoção das práticas ambientais. Além de benefícios para a imagem e a reputação da empresa e a diferenciação no mercado, é possível reduzir os custos operacionais, a partir da economia de energia, uso racional da água e gestão de resíduos; reduzir os riscos legais e regulatórios e até mesmo obter incentivos fiscais oferecidos por alguns estados.

As certificações disponíveis são muitas e destaco algumas para que vocês tenham uma ideia da variedade e possibilidades. A LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design) foi criada para edifícios verdes. É um selo específico para áreas como eficiência energética, uso de materiais sustentáveis e práticas ambientais internas. É uma certificação voltada para novos hotéis ou para os que passam por reformas. A Eco-Hotel é oferecida pela TÜV Rheiland e é personalizada com base em normas internacionais, como a ISSO 14001. Nesse caso, são levados em conta aspectos como gestão de resíduos, economia de energia e programas de reciclagem. O Selo Verde atesta o compromisso do hotel com práticas ambientais, relacionadas à reciclagem, economia de recursos e descarte correto de resíduos.

Cada certificação tem critérios próprios e custos, por isso, é necessário escolher as que melhor se alinham com o grupo hoteleiro e com os valores que querem transmitir aos hóspedes. Mas, atenção, é importante lembrar que a sustentabilidade não é apenas uma tendência, uma moda, um comportamento temporário, mas uma necessidade para contribuirmos para a proteção do planeta. O assunto é muito sério e, felizmente, vem ganhando espaço rapidamente. Não se trata mais de uma opção.

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Com 35 anos de experiência no setor hoteleiro, Tomas Ramos é reconhecido pela habilidade em produzir competências para um desempenho destacado na área de Turismo de Lazer e Corporativo, envolvendo vendas online/offline, marketing, distribuição, gestão de receitas e processos operacionais. Com estilo marcado pelo foco em objetivos e resultados, Ramos tem uma longa experiência na colaboração, criação e implementação de conceitos inovadores em nichos de mercado novos ou tradicionais, sempre com o objetivo de atingir resultados eficazes. Vencedor de 16 categorias do prêmio internacional Adrian Awards, da Hospitality Sales & Marketing Association International (HSMAI), em Nova York, estudou Marketing, Revenue Management, Gestão de Receitas e Desenvolvimento Hoteleiro & Investimento na Cornell University e, recentemente, completou uma pós-graduação em Digital Business, na Columbia University USA.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal Tomas Ramos